O Peugeot E-408 completa a gama de veículos elétricos da marca francesa, composta por 13 modelos elétricos de passageiros e comerciais ligeiros. Ao apresentar o novo 408 em junho de 2022, a Peugeot trouxe o fascínio de uma silhueta fastback sem precedentes para o topo do segmento C. Diferente, o 408 destaca-se pela sua postura felina, pelas linhas dinâmicas que oferecem uma posição de condução elevada e pela sofisticação premium do seu design, até aos mais ínfimos detalhes.
Dois grupos motopropulsores eletrificados – plug-in hybrid 180 e-EAT8 e plug-in hybrid 225 e-EAT8 – marcaram um primeiro passo na eletrificação do modelo 408, juntando-se à gama, no início deste ano, o bloco HYBRID 136 e-DCS6 com tecnologia 48V. O novo E-408 eleva esta estratégia elétrica a um novo patamar, através de um grupo motopropulsor de zero emissões, com 157 kW/210 cv, associado a uma bateria NMC de 58,2 kWh (úteis).
O design inovador fastback combina na perfeição com a modernidade do novo Peugeot E-408. Uma plataforma que permite a eletrificação total sem comprometer o estilo, o dinamismo ou o conforto interior. Esta arquitetura combina a elegância dinâmica de um fastback, o comportamento em estrada digno das melhores berlinas e uma posição de condução ligeiramente elevada que aumenta o prazer, a segurança e o conforto diários, a que se juntam cinco cores disponíveis: Branco Okénite, Azul Obsession, Cinzento Selenium, Vermelho Elixir e Preto Perla Nera.
A sua travagem regenerativa permite uma experiência de condução mais suave. Utilizando as patilhas atrás do volante compacto, o condutor pode facilmente ativar a travagem regenerativa em 3 níveis, a patilha esquerda aumenta a regeneração e a direita diminui. Conta com três níveis de regeneração: Baixo (-0,6 m/s²), para sensações próximas de um veículo térmico; Moderado (-1,3 m/s²), para uma maior desaceleração ao soltar o pedal do acelerador; e Aumentado (-2,0 m/s²), para uma desaceleração máxima ao soltar o pedal do acelerador, alcançando-se, assim, uma regeneração máxima. Os dois últimos níveis acendem automaticamente as luzes de travagem traseiras.
O condutor pode, também, escolher entre três Modos de Condução, consoante as suas prioridades. O modo Normal é o predefinido, com uma potência de 140 kW (190 cv) e um binário de 300 Nm, oferecendo um equilíbrio ideal entre dinamismo e autonomia. O modo Sport (157 kW/210 cv e 345 Nm) está disponível para obter o máximo desempenho e ativa-se automática e temporariamente nas fases de arranque. O modo ECO (125 kW/170 cv, 270 Nm) privilegia a autonomia, preservando o prazer de condução.
O conforto térmico e acústico do novo Peugeot E-408 é otimizado pelas tecnologias implementadas na conceção e fabrico dos seus vidros. À frente e atrás, os vidros têm uma espessura (3,85 mm) acima da média. À frente, os vidros laterais são laminados (3,96 mm no GT) para um melhor isolamento acústico e maior segurança. Também o ar condicionado contribui para o conforto térmico dos ocupantes. As saídas de ar que trazem ar fresco para o habitáculo estão posicionadas ao alto, na frente, enquanto os passageiros traseiros beneficiam de duas saídas de ar colocadas na parte de trás da consola central.
Particularmente envolventes, os bancos dianteiros obtiveram a certificação AGR (Aktion für Gesunder Rücken) atribuída por uma associação alemã independente, composta por especialistas em ergonomia e saúde das costas. Este rótulo premeia tanto a ergonomia como a gama de regulações dos bancos dianteiros. Estes podem também ter regulações elétricas de dez vias, com duas memórias possíveis para o condutor, de seis vias para o passageiro, bem como massagem pneumática através de oito bolsas, com oito programas diferentes e bancos aquecidos.
O design dos bancos foi pensado para realçar a qualidade dos materiais utilizados: tecido mosqueado, malhas técnicas, Alcantara, couro em relevo e couro nappa (para mercados selecionados). Nas versões GT, são adornados com um fio de assinatura em cor Adamite, que também reveste o painel de bordo, os painéis das portas e as almofadas da consola.
Entre os bancos dianteiros, o arco da consola central estende-se até um espaço dedicado ao carregamento de telemóveis sem fios. Assim, o resto da consola é inteiramente dedicado à arrumação e à praticidade, com um apoio de braço, duas portas USB C (carga/dados), dois porta-copos de grande diâmetro e até 33 litros de arrumação diversa.
O espaço traseiro é particularmente generoso, graças à longa distância entre eixos, de 2,79 m, o que faz do novo E-408 o Peugeot mais espaçoso para os passageiros traseiros: beneficiam de 183 mm de espaço para as pernas. A zona dos pés, espaço dedicado aos pés dos passageiros traseiros por baixo dos bancos da primeira fila, foi concebida para maximizar a liberdade de movimentos; o design dos bancos e o ângulo de inclinação do assento permitem que os passageiros possam tirar o máximo partido do seu espaço, para um conforto ótimo durante as viagens.
O volume da bagageira do novo E-408 é particularmente generoso, oferecendo 471 dm3 de capacidade de carga. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço disponível aumenta ainda mais para 1.545 dm3. Com o banco traseiro rebatido é possível carregar um objeto até 1,89 m de comprimento. Para ser ainda mais prática no dia a dia, a zona da bagageira está equipada com uma tomada de 12V situada no revestimento direito da bagageira, iluminação LED, rede e elástico de arrumação e ganchos para sacos.
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As encomendas para o Peugeot E-408 estão abertas desde hoje, dia 2 de outubro, com as primeiras encomendas a chegarem em janeiro de 2025. Assente nos dois níveis de equipamento, o novo E-408 é proposto em Portugal com preços que se iniciam nos 45.395€. Para os clientes particulares, os preços promocionais, válidos até ao final de novembro arrancam nos 43.395€.