Já refeita da demissão de Carlos Tavares do cargo de diretor executivo, a Stellantis anunciou a criação de uma joint-venture com a chinesa CATL para a construção de uma fábrica de baterias LFP na Europa.
A nova fábrica vai nascer em Saragoça, Espanha, e representa um investimento que pode ascender até aos 4,1 mil milhões de euros. Concebida para ser totalmente neutra em termos de carbono, a fábrica de baterias será implementada em várias fases e planos de investimento.
O arranque da produção nesta nova unidade fabril está previsto para o final de 2026 e a fábrica poderá alcançar uma capacidade produtiva de 50 GWh, dependendo da evolução do mercado de automóveis elétricos na Europa e do apoio das autoridades espanholas e da União Europeia.
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Esta joint-venture 50/50 entre a CATL e a Stellantis tem como objetivo aumentar a capacidade de produção e, desta forma, permitir às marcas da Stellantis oferecerem mais modelos 100% elétricos a preços acessíveis nos segmentos dos utilitários e dos familiares.
Recorde-se que já no final de 2023, a Stellantis tinha anunciado um Memorando de Entendimento com a CATL para o fornecimento de baterias LFP às suas marcas europeias.
Acerca deste investimento, o Presidente da Stellantis, John Elkann, afirmou: “esta importante joint-venture com o nosso parceiro CATL trará a produção inovadora de baterias para um local de fabrico que já é líder em energia limpa e renovável, ajudando a impulsionar uma abordagem sustentável de 360 graus”.
Já Robin Zeng, Presidente e diretor executivo da CATL disse: “o objetivo da CATL é tornar a tecnologia zero-carbono acessível em todo o mundo e esperamos cooperar com os nossos parceiros a nível global através de modelos de cooperação mais inovadores”.
Neste momento a CATL já tem duas outras fábricas de baterias na Europa, nomeadamente na Alemanha e na Hungria, estando ambas já operacionais.