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Testes de segurança revelam dois modelos só com 3 estrelas

| Revista ACP

Ronda de testes do Euro NCAP avaliou nove modelos à venda na Europa e sete conseguiram a nota máxima.  

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O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira as classificações de segurança de uma série de automóveis novos, mas de marcas conhecidas à venda no mercado europeu.

O Dacia Duster e o Suzuki Swift obtiveram três estrelas, enquanto o Mercedes-Benz Classe E, o Volkswagen Passat e o seu gémeo Škoda Superb, e ainda o Škoda Kodiaq, todos alcançaram a classificação máxima de 5 estrelas do Euro NCAP. O X2 da BMW e o Espace e o Rafale da Renault são classificados como gémeos de 5 estrelas dos automóveis testados em 2022.

A estratégia de vendas low-cost da Dacia é bem conhecida, uma vez que a marca tem evitado a tecnologia de segurança ativa em favor da acessibilidade do preço. A Suzuki há muito que é um fabricante de automóveis pequenos, simples e económicos. Por isso, não é de admirar que o Duster e o Swift saiam dos testes do Euro NCAP com apenas três estrelas. 

No entanto, a legislação exige agora que todos os automóveis estejam equipados com travagem de emergência autónoma, sistemas de manutenção na faixa de rodagem de emergência, limitadores de velocidade inteligentes e deteção de fadiga do condutor. O Duster e o Swift cumprem esta obrigação, mas fazem pouco mais, apesar de terem as tecnologias instaladas.

No que diz respeito à segurança ativa, as normas do Euro NCAP para as classificações de 5 estrelas são consideravelmente mais exigentes do que as da legislação. A proteção dos ocupantes destes automóveis também revela ambições limitadas, com níveis semelhantes e modestos de proteção dos ocupantes adultos. No que diz respeito à proteção do ocupante criança, o pequeno SUV da Dacia supera o pequeno Swift, que oferece uma proteção que varia entre marginal e fraca em alguns aspectos do seu desempenho.

As ofertas alemãs e checas, pelo contrário, têm geralmente um bom desempenho em todos os aspectos, com o Classe E da Mercedes, o Kodiaq e o Passat/Superb desenvolvidos pela VW/Škoda a obterem cinco estrelas cada um. 

Os quatro modelos oferecem níveis exemplares de proteção dos ocupantes, com o Passat e o Superb a garantir uma boa proteção a todas as áreas críticas da carroçaria, tanto dos ocupantes adultos como das crianças, em todos os quatro testes de colisão à escala real. 

No entanto, o Classe E navega ao sabor do vento em termos de proteção dos peões: com apenas uma fração de um ponto para a proteção da cintura dos peões, está desconfortavelmente perto de perder uma estrela de acordo com os últimos protocolos do Euro NCAP. 

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O BMW X2, gémeo do X1, está classificado com cinco estrelas em relação aos protocolos de 2022 e, tal como o Classe E, oferece apenas uma fraca proteção da bacia dos peões. O Renault Espace e o Rafale também receberam classificações de 2022, como gémeos do Austral nesse ano.

Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, "esta ronda revela uma divisão crescente entre as ambições de segurança das diferentes marcas de automóveis. A diferença na classificação por estrelas deve-se, em parte, aos segmentos em que os automóveis competem, mas o Euro NCAP também acredita que se trata de uma questão de prioridades das marcas".

Na sua análise, Michiel van Ratingen considera que "marcas como a Mercedes-Benz, a Škoda, a VW, a BMW e a Renault estão cientes do empenho dos seus clientes no que se refere à segurança e do seu maior valor na oferta de produtos. Para a Dacia e a Suzuki, a ênfase é colocada na acessibilidade do preço, mas os consumidores não devem ter dúvidas de que existem veículos concorrentes do Duster e do Swift disponíveis no mercado, que oferecem níveis de segurança consideravelmente mais elevados. Isto é algo a que não se pode atribuir um preço". 

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