Depois de ter anunciado uma gasolina sintética capaz de reduzir em até 75% as emissões dos motores de combustão, a Toyota revelou que os seus 4x4 mais icónicos — a Hilux e o Land Cruiser — também podem consumir combustíveis que reduzem as emissões de CO2, uma solução que tem vindo a ser estudada por diversos construtores.
Neste caso trata-se do gasóleo HVO100 (óleo vegetal hidratado), um biocombustível produzido com recurso a óleo vegetal (palma ou colza) ou óleo de cozinha reciclado.
Este gasóleo pode ser usado numa versão "pura" ou ser misturado a 50% com gasóleo de origem fóssil, passando a ser conhecido como HVO50.
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Segundo a Toyota, este combustível permite reduzir em até 90% as emissões de CO2 dos seus dois modelos e, ao contrário do que se possa pensar, não foi preciso modificar profundamente os motores dos Toyota Land Cruiser e Hilux para que estes o pudessem utilizar.
De acordo com a marca nipónica, só foi necessário aumentar ligeiramente o débito de combustível no sistema de injeção devido à menor densidade deste combustível. Uma alteração que além de não afetar a fiabilidade dos dois modelos até permitiu um ligeiro aumento da potência máxima debitada por ambos.
Disponível em diversos países europeus e em mais de 1000 postos de abastecimento em todo o continente, este combustível é cerca de 20% mais caro que o gasóleo de origem fóssil.