A Toyota e a BMW estão a colaborar no desenvolvimento de um sistema de pilha de combustível de terceira geração, que será instalado nos modelos de ambas as empresas para proporcionar aos clientes uma gama mais ampla de veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV). Como primeiro passo, a BMW planeia lançar o seu primeiro FCEV produzido em série em 2028.
Os dois fabricantes também vão trabalhar em conjunto para a criação de sinergias através da colaboração no desenvolvimento e aquisição, bem como para reduzir os custos através da fusão de unidades motrizes para expandir a procura de veículos comerciais e de passageiros. Ao tornar o FCEV uma opção mais acessível, a parceria contribuirá para a criação de uma sociedade de hidrogénio.
Koji Sato, Presidente da Toyota, afirmou: “Estamos satisfeitos pela colaboração entre a BMW e a Toyota ter entrado numa nova fase. Na nossa longa história de parceria, confirmámos que a BMW e a Toyota partilham a mesma paixão por automóveis e a crença na “abertura tecnológica” e numa abordagem a um caminho “multi-tecnologia” para a neutralidade de carbono. Com base nestes valores partilhados, iremos aprofundar a nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de pilhas de combustível da próxima geração (FCEV) e a expansão da infraestrutura, com vista à realização de uma sociedade do hidrogénio. Vamos acelerar os nossos esforços em conjunto com a BMW e parceiros de várias indústrias para concretizar um futuro em que a energia do hidrogénio apoie a sociedade.”
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Por seu lado, Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, comentou: “Este é um marco na história automóvel: o primeiro veículo a pilha de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Movido a hidrogénio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, irá sublinhar como o progresso tecnológico está a moldar a mobilidade futura. E será o prenúncio de uma era de procura significativa de veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV)”.
A Toyota posicionou o hidrogénio como uma fonte de energia chave nos seus esforços para atingir a neutralidade de carbono, e tem vindo a avançar com iniciativas em colaboração com muitos parceiros nas áreas de “produção, transporte, armazenamento e utilização” do hidrogénio. O construtor nipónico tem ainda como objetivo ser “o melhor na sua cidade”, conduzindo uma gestão localmente enraizada que se adapta às caraterísticas do mercado de cada região e às necessidades dos clientes. No futuro, pretende continuar a dar resposta às necessidades dos clientes em cada região, ao concentrar-se numa abordagem de multi-caminhos com várias tecnologias, que inclui as opções FCEV (Fuel Cell Eletric Vehicles), BEV (Battery Electric Vehicles), HEV (Hybrid Electric Vehicles) e PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles), e ao mesmo tempo trabalhar de forma constante para reduzir as emissões de CO2.