Andar de transportes públicos na área metropolitana do Porto está, cada vez, mais fácil. Num claro aceno à modernidade, a partir de 15 de fevereiro a Via Verde vai disponibilizar o carregamento dos bilhetes e passes “Andante” na sua aplicação móvel.
Este carregamento será possível porque, como anunciou a empresa, a aplicação da Via Verde vai incorporar a função Top Up da aplicação móvel “Anda”.
Implementada em abril do ano passado, esta aplicação tornou possível o carregamento de cartões físicos “Andante” — tanto passes como bilhetes ocasionais — com recurso apenas ao telemóvel, bastando para tal encostar os títulos de transporte à parte de trás do telemóvel.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Segundo a Via Verde adiantou à Lusa, o carregamento dos títulos de transporte da Área Metropolitana do Porto tem de ser feito através do plano gratuito Via Verde Cidade, disponível no site viaverde.pt.
Em declarações, a empresa explicou que “a funcionalidade está também conciliada com a gestão do estacionamento, portagens e carregamento de veículos elétricos”, sendo que "a curto prazo (...) prevê alargar o serviço a novas funcionalidades, como a digitalização da bilhética, comprando o bilhete na 'app' e fazendo a validação junto do validador".
O carregamento dos títulos de transporte “Andante” através do telemóvel é possível graças à tecnologia NFC que, na prática, transforma o telemóvel numa cópia de uma máquina de venda automática.