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UE castiga elétricos chineses com fortes tarifas aduaneiras

| Revista ACP

Taxas de importação de viaturas produzidas na China podem chegar aos 38%. Gigante asiático promete reagir 

Menos de um mês depois de Washington ter anunciado planos para quadruplicar as taxas para os veículos elétricos chineses, para 100%, a Comissão Europeia anunciou que vai impor direitos adicionais até 38,1% sobre os automóveis elétricos chineses importados a partir de julho, arriscando a retaliação de Pequim, que afirmou que vai tomar medidas para salvaguardar os seus interesses.

Os direitos de importação variam entre 17,4 e 38,1%, para além dos 10% de direitos aplicáveis aos veículos automóveis importados para a UE. As tarifas vão ser impostas até 4 de julho e podem ser aplicadas retroativamente. O inquérito anti-subvenções da UE deverá estar concluído até 2 de novembro. A China afirma que adotará medidas para salvaguardar os seus interesses, mas a indústria automóvel chinesa diz que vai aguentar o impacto. 

As cotações em bolsa de alguns dos maiores fabricantes de automóveis da Europa, que realizam uma grande parte das suas vendas na China, caíram devido ao receio de retaliação chinesa. Alguns deles, como a BMW, também vão passar a pagar direitos sobre os seus veículos elétricos fabricados na China e vendidos na Europa.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, afirmou que a investigação da UE é um "caso típico de protecionismo" e que os direitos aduaneiros prejudicariam a cooperação económica entre a China e a UE e a estabilidade da produção automóvel global e das cadeias de abastecimento. Pequim tomará todas as medidas necessárias para "salvaguardar firmemente" os seus direitos e interesses legítimos. A hipótese de uma guerra comercial de grande escala ensombra o setor automóvel.

Já a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros pareceu menos preocupada. "As tarifas provisórias da UE estão basicamente dentro das nossas expectativas, com uma média de cerca de 20%, o que não terá grande impacto na maioria das empresas chinesas", disse o secretário-geral da CPCA, Cui Dongshu. "As empresas que exportam veículos elétricos fabricados na China, como a Tesla, a Geely e a BYD, continuam a ter um enorme potencial de desenvolvimento na Europa no futuro", afirmou Cui.

Os fabricantes e fornecedores chineses de veículos elétricos estão também a começar a investir na produção europeia, o que evitaria as tarifas.

A CHINA VAI RETALIAR?

Pequim aprovou uma lei em abril para reforçar a sua capacidade de retaliação caso os EUA ou a UE imponham direitos aduaneiros às exportações da segunda maior economia mundial.

Já lançou uma investigação anti-dumping sobre as importações de brandy, maioritariamente de fabrico francês, e os produtores franceses de conhaque estão "profundamente" preocupados com a retaliação das tarifas sobre os veículos elétricos, afirmou um organismo comercial na quarta-feira.

Os direitos provisórios da UE deverão ser aplicados a partir de 4 de julho, devendo o inquérito prosseguir até 2 de novembro, data em que poderão ser instituídos direitos definitivos, normalmente por um período de cinco anos.

 

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A Comissão declarou que aplicaria uma taxa adicional de 21% às empresas que se considerasse terem colaborado no inquérito e de 38,1% às que não colaboraram. As tarifas indicativas estão acima das expectativas dos analistas, que apontavam para um valor entre 10% e 25%.

Os fabricantes de automóveis ocidentais, como a Tesla e a BMW, que exportam automóveis da China para a Europa, foram considerados como estando a cooperar, disse a Comissão Europeia, acrescentando que a Tesla, atualmente o maior exportador de automóveis da China para a Europa, solicitou a fixação de uma taxa específica para a empresa. A Comissão ainda tem de determinar se aplica as tarifas retroativamente durante três meses.

Bruxelas afirmou ter contactado as autoridades chinesas para discutir as suas conclusões e explorar formas de resolver as questões identificadas.

O maior construtor automóvel europeu, a Volkswagen, alertou para o facto de os efeitos negativos dos direitos aduaneiros ultrapassarem quaisquer potenciais benefícios, especialmente para a indústria automóvel alemã.

A Mercedes-Benz afirmou que a Alemanha, enquanto país exportador, não precisa de aumentar as barreiras ao comércio. A BMW descreveu as tarifas planeadas como "o caminho errado a seguir". A China foi responsável por cerca de 30% das vendas dos fabricantes de automóveis alemães no primeiro trimestre.

Alguns economistas afirmam que o efeito imediato dos direitos adicionais será muito pequeno em termos económicos. A UE importou cerca de 440 mil veículos elétricos da China nos 12 meses que terminaram em abril, no valor de 9 mil milhões de euros (9,7 mil milhões de dólares), ou seja, cerca de 4% das despesas das famílias com veículos.

O Instituto Kiel para a Economia Mundial previu que uma tarifa de 20% reduziria as importações chinesas de veículos elétricos em 25%, em grande parte compensada por uma maior produção na Europa, embora os fabricantes de automóveis europeus não preenchessem necessariamente a lacuna.

A Itália congratulou-se com a decisão da UE, enquanto o grupo francês PFA afirmou que a Comissão tinha de defender os interesses europeus contra práticas anti-concorrenciais.

Eis a lista de fabricantes abrangidos pelas sanções europeias, por taxa. 

Com taxa de 17.4%

BYD Auto Co Ltd

BYD Auto Industry Co Ltd

Changsha BYD Auto Co Ltd

Changsha Xingchao Auto Co Ltd

Changzhou BYD Auto Co Ltd 

Fuzhou BYD Industrial Co Ltd

Hefei BYD Auto Co Ltd

Jinan BYD Auto Co Ltd

Com taxa de 20%

Geely 

Asia Euro Automobile Manufacture (Taizhou) Co Ltd

Chongqing Lifan Passenger Vehicle Co Ltd

Fengsheng Automobile (Jiangsu) Co Ltd

Shanxi New Energy Automobile Industry Co Ltd

Zhejiang Geely Automobile Co Ltd

Zhejiang Haoqing Automobile Manufacturing Co Ltd

Com taxa de 38,1%

Grupo SAIC 

SAIC MAXUS Automotive Co Ltd

SAIC Motor Corp Ltd

Nanjing Automobile (Group) Corp

SAIC Volkswagen Automotive Co Ltd

SAIC GM Wuling Automobile Co Ltd

SAIC General Motors Co Ltd

Outras empresas que, segundo a Comissão, colaboraram no inquérito e ficaram com taxa de 21%

Aiways Automobile Co Ltd

Anhui Jianghuai Automobile Group Corp Ltd

BMW Brilliance Automotive Ltd

Chery Automobile Co Ltd

China FAW Corp Ltd

Chongqing Changan Automobile Co Ltd

Dongfeng Motor Group Co Ltd

Great Wall Motor Co Ltd

Leapmotor Automobile Co Ltd

Nanjing Golden Dragon Bus Co Ltd

NIO Holding Co Ltd

Tesla (Shanghai) Co Ltd *

XPeng Inc

Todas as outras empresas: 38.1%

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