Vem aí o primeiro carro voador de produção

| Revista ACP

Não tem asas nem precisa de pista para descolar e a sua produção arranca em 2025 já com muitas pré-encomendas feitas.

Alef-840-2

O Alef Model A prepara-se para ser o primeiro carro voador de produção. Pensado para circular nas ruas, descolar verticalmente quando necessário e voar acima do trânsito, tudo nasceu a partir de um desenho feito num guardanapo em 2015. Oito anos depois surgiu o protótipo que foi apresentado no Salão Automóvel de Detroit.

O bom acolhimento que teve durante a sua apresentação, levou a empresa californiana Alef Aeronautics a dar novo passo na concretização do seu projeto ao estabelecer um acordo com a PUCARA Aero e a MYC, duas empresas que fabricam peças para a aviação comercial e militar, para helicópteros e drones. Elas são fornecedoras da Boeing e da Airbus. E, também já recebeu uma Certificação Especial de Aeronavegabilidade atribuída pela Administração Federal de Aviação dos EUA.

O Model A afirma-se diferente de outros projetos de carros voadores que entretanto têm surgido a começar pela ausência de asas e sem necessidade de uma pista para descolar. Em vez disso, a sua carroçaria porosa esconde quatro hélices potentes que fornecem a sustentação necessária para descolar. Suspenso no chassi está um pequeno compartimento de passageiros.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A empresa fabricante afirma já ter 3.200 pré-encomendas para o seu veículo que vai ser comercializado numa concessionária na Califórnia. A produção está anunciada para arrancar em 2025 com o Alef Model A e ter um preço da ordem dos 300 mil euros. À margem deste projeto, está planeado um segundo carro voador denominado Model Z que pode vir a estar disponível por pouco mais de 30 mil euros.

scroll up