O plano inicial passava por construir várias fábricas de baterias na Europa e América do Norte até 2030. Espanha, Alemanha e Canadá foram os primeiros países onde o grupo iniciou trabalhos, mas a instabilidade do mercado automóvel veio alterar essa vontade.
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A desaceleração pela procura de modelos elétricos verifica-se em praticamente todo o globo, não é uma tendência exclusiva da Europa, o que transmite poucas certezas a todos os construtores, incluindo o Grupo Volkswagen. As preocupações são muitas e por esse mesmo facto o diretor de tecnologia do Grupo Volkswagen, Thomas Schmall, afirmou numa entrevista recente ao jornal Frankfurter Allgemeine que “A expansão das fábricas vai depender da procura do mercado e da forma como este se desenvolver”.
Nem tudo são más notícias para a Volkswagen. Na Europa a fábrica de baterias na Suécia (Skellefteå) que foi inaugurada no ano passado mantém a produção, recebendo até algumas atualizações e as novas fábricas na Alemanha (Salzgitter) e Espanha (Valência) vão ser terminadas e postas a funcionar até 2026. Por informação avançada pelo grupo a situação na América do Norte é mais limitada, mas a nova fábrica de baterias no Canadá também vai ser construída e deverá fixar-se na zona de Ontário. Uma vez que o plano de construir várias fábricas na América do Norte também não se irá realizar, a aposta na fábrica de Ontário será maior.