Portugal vai fabricar elétricos

| Revista ACP

Mangualde vai ser a 1ª localidade portuguesa a produzir veículos elétricos.

@video=g_J4ZQFQIF8

Portugal vai produzir automóveis elétricos a Stellantis vai fabricar por ano 55 mil unidades da Peugeot, Citroën, Fiat e Opel. A fábrica do Grupo Stellantis em Mangualde vai ser a primeira unidade industrial portuguesa a produzir carros totalmente elétricos em grande série vão ser fabricadas mais de 50 mil unidades por ano, um pouco mais de metade da capacidade de produção, que atualmente atinge os 90 mil veículos.

O anúncio coincidiu com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, António Costa no âmbito da iniciativa do Governo " Plano de Recuperação e Resiliência em Movimento” isto porque a Stellantis Mangualde lidera uma das agendas mobilizadoras com o projeto “GreenAuto”, um consórcio que reúne 37 entidades parceiras e representa um investimento de 119 milhões de euros.

Os novos veículos a produzir em Mangualde já em 2024 são o Citroën ë-Berlingo, o Peugeot e-Partner, o Opel Combo-e e o Fiat e-Doblò esta nova etapa da fábrica portuguesa vai criar nova linha de montagem e de ferragem, mas acima de tudo vai aumentar a mão de obra, somando 450 novos postos de trabalho aos 850 já existentes, 20% dos quais altamente qualificados.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Com o sistema start-stop cada vez mais presente nos automóveis novos, torna-se necessário conseguir efetuar testes mais precisos às bateria a sua degradação pode estar sujeita a mais fatores e é cada vez mais difícil distinguir se ficou pontualmente descarregada ou se chegou mesmo ao seu fim de vida para ajudar, o ACP dispõe agora de um sistema que permite saber o estado de vida da bateria com maior precisão, sobretudo no caso das baterias de 12 volts, presentes em todo o tipo de automóveis.

Esta semana estamos ao volante do Peugeot e-2008 a versão elétrica do crossover de mais sucesso em Portugal. É um crossover segmento B, ou seja, um SUV compacto de dimensões reduzidas. Mede 4 metros e 30 e tem 1 metro e 55 de altura. A bagageira tem uma capacidade de 405 litros, um tamanho muito positivo. No interior o destaque vai para o painel instrumentos, I-Cockpit 3D que pode ser personalizado e onde podemos consultar a autonomia da bateria ou por exemplo a navegação. Estes controlos são operados pelo volante multifunções.

Tem 136 cavalos, o suficiente para deslocações dentro e fora da cidade graças a uma resposta imediata do acelerador. O novo Peugeot 2008 elétrico começa nos 32.470 euros na versão de entrada Active. A autonomia elétrica ultrapassa os 300 km graças a uma bateria de 50kwh que numa wallbox de 11kW demora apenas 5horas para completar a carga total. O Peugeot e-2008 oferece a condução alta típica de um SUV com a vantagem de ser 100% elétrico e ter dimensões compactas.

Tempo ainda para ficar a conhecer as aventuras no Passeio de Clássicos TT organizado pelo ACP.

scroll up