Quando a produção do Mazda RX-8 terminou em 2012 tudo indicava que a marca japonesa se iria despedir definitivamente dos motores rotativos (também conhecidos como motores Wankel). Contudo, 11 anos a Mazda volta a apostar neste tipo de propulsor.
Neste regresso o motor rotativo não vai surgir associado a um modelo desportivo como os RX-7 ou RX-8, mas sim num SUV, o MX-30 e-Skyactiv R-EV, a versão híbrida plug-in do SUV da Mazda.
Nestas novas “funções” o motor rotativo não surge acoplado às rodas, funcionando antes como gerador. Quanto à tarefa de mover o Mazda MX-30 híbrido plug-in, esta é entregue a um motor elétrico alimentado por uma bateria de 17,8 kWh que permite até 85 km de autonomia elétrica.
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Com o regresso dos motores rotativos à gama da Mazda, a marca de Hiroshima reforça a sua posição como principal “defensora” deste tipo de motorização. Recorde-se que a marca aposta nestes motores desde 1967, tendo já produzido mais de 1,99 milhões de veículos com motores rotativos.