ACP-BP

Pub

Mazda volta a produzir motores rotativos

| Revista ACP

Desde o fim da produção do RX-8 que a marca de Hiroshima não produzia um motor deste género.

Mazda-motor-rotativo

Quando a produção do Mazda RX-8 terminou em 2012 tudo indicava que a marca japonesa se iria despedir definitivamente dos motores rotativos (também conhecidos como motores Wankel). Contudo, 11 anos a Mazda volta a apostar neste tipo de propulsor.

Neste regresso o motor rotativo não vai surgir associado a um modelo desportivo como os RX-7 ou RX-8, mas sim num SUV, o MX-30 e-Skyactiv R-EV, a versão híbrida plug-in do SUV da Mazda.

Nestas novas “funções” o motor rotativo não surge acoplado às rodas, funcionando antes como gerador. Quanto à tarefa de mover o Mazda MX-30 híbrido plug-in, esta é entregue a um motor elétrico alimentado por uma bateria de 17,8 kWh que permite até 85 km de autonomia elétrica.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Com o regresso dos motores rotativos à gama da Mazda, a marca de Hiroshima reforça a sua posição como principal “defensora” deste tipo de motorização. Recorde-se que a marca aposta nestes motores desde 1967, tendo já produzido mais de 1,99 milhões de veículos com motores rotativos.

scroll up