Considerado uma verdadeira jóia de quatro rodas, este Napier L48 “Samson” com 120 anos reclama ter sido o primeiro carro nos EUA a ultrapassar os 160 km/h e também estreou um motor de seis cilindros. Apesar da sua avançada idade, apenas vai no quarto proprietário que agora decidiu levá-lo a leilão na Bonhams, no final de fevereiro, estimando-se que o seu preço de venda possa rondar o milhão de euros.
Estava-se no início do séc. XX quando os EUA vibravam com as corridas de automóveis que testavam ao limite máquinas e pilotos. Uma época de aventuras que a britânica Napier não quis perder ao enviar para o outro lado do Atlântico um inovador motor de seis cilindros em 1905 montado neste modelo que registou o recorde mundial de 168 km/h.
Anos depois o revolucionário motor foi retirado do carro, desmontado e guardado até ser descoberto por Alan Hawker, um engenheiro que o restaurou e voltou a equipar o Napier L48. Em julho de 1982, o motor reconstruído voltou à vida após 67 anos, superando até mesmo as expectativas de Chamberlain. O regresso do Napier aos circuitos, atingindo velocidades próximas dos 180 km/h, confirmou o design excecional do carro original e a qualidade do seu restauro.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Este que é uma lenda do automobilismo de competição está há quatro décadas na posse do mesmo proprietário, mas no final do mês pode viajar para a garagem do seu quinto dono aos 120 anos de vida.