Pódio

| Revista ACP

Acompanhe aqui os principais campeonatos do desporto motorizado e os Pilotos ACP.

foto-artigo-podio-site

O campeão do mundo de ralis averbou a 4ª vitória do ano e deu à Toyota pontos para continuar a lutar pelo título de equipas, juntando o 2º lugar da geral alcançado por Elfyn Evans. A Hyundai conquistou o 3º lugar do pódio com Ott Tanak e a 4ª posição com Thierry Neuville que lidera o campeonato de pilotos.

O Rali do Chile, a última prova em terra do WRC 2024, com classificativas de elevado grau de dificuldade, e este ano com o nevoeiro a afetar grande parte do percurso, deu a Kalle Rovanpera a 4ª vitória do ano em apenas 7 ralis disputados, uma vez que o bicampeão finlandês não está a tempo inteiro no campeonato, tendo optado por um programa parcial. Apesar disso, a competitividade de Kalle é indiscutível, como provou nas especiais do Chile, impondo o seu ritmo a uma concorrência que tem como objetivo a conquista do campeonato. Elfyn Evans trabalhou para a equipa e terminou no 2º lugar a 23,4 segundos de Rovanpera, deixando Ott Tanak no 3º lugar a 43,9 segundos. Já Thierry Neuville, que terminou na 4ª posição a mais de um minuto do vencedor, optou por uma atuação cuidada e inteligente, a pensar no título que há tanto tempo persegue.

Adrien Fourmaux podia ter feito melhor, mas depois de algumas ocorrências terminou no 5º lugar, dando, no entanto, bons indicadores à M-Sport Ford que também alcançou a 7ª posição com Grégoire Munster, com o prometedor Sami Pajari em Toyota Yaris, a terminar entre os dois Ford Puma. Esapekka Lappi teve uma atuação desastrada, acabando por abandonar, enquanto Sébastien Ogier pode queixar-se de alguns azares nos dois primeiros dias da prova, assinando, no entanto, um “Super Sunday” perfeito com vitórias em todos os troços, incluindo a Power Stage que contou com três Toyota nos três primeiros lugares.

Com o título de pilotos quase impossível de alcançar, a Toyota trabalhou no Chile para o campeonato de construtores, alcançando não só a dobradinha final, mas também com um excelente trabalho de Ogier e Pajari a pensar exclusivamente nos pontos. No WRC2 a Citroen também alcançou uma dobradinha, com os dois Citroen C3 Rally2 do vencedor Yohan Rossel e o de Nikolay Gryazin a conquistarem os dois primeiros lugares, na frente dos Skoda Fabia RS Rally2 de Gus Greensmith e de Oliver Solberg, que ainda vai ter de esperar para conquistar o título desta categoria.

Quando faltam disputar apenas duas provas para o final do WRC 2024, Thierry Neuville continua no comando do campeonato com 207 pontos, com o outro Hyundai de Ott Tanak na 2ª posição com 178. Sébastien Ogier é o 3º classificado com 166 pontos, seguido por Elfyn Evans com 161, ambos em Toyota. O Ford Puma de Adrien Fourmaux é o 5º classificado com 140 pontos. Já no campeonato de construtores, a Toyota aproximou-se bastante da Hyundai que lidera com 482 pontos, perante os 465 da Toyota e os 245 da M-Sport Ford. A próxima prova do WRC 2024, a penúltima do campeonato, é o Rali da Europa Central a disputar entre 17 e 20 de outubro, na Alemanha, Chéquia e Áustria.

Miguel Oliveira fraturou o pulso direito na primeira sessão de treinos

O piloto ACP vai ter de enfrentar mais uma paragem na sua carreira, após a queda sofrida no circuito de Mandalika. Miguel Oliveira vai ser operado em Portugal a múltiplas fraturas no pulso direito, após uma queda na passada sexta-feira, devido a uma avaria no controlo de tração da sua moto.

A cinco provas do final do campeonato de MotoGP, Jorge Martin deu um passo importante para a conquista do título com a vitória na Indonésia. O domínio da Ducati, já campeã entre os construtores, viu em Mandalika a KTM de Pedro Acosta subir ao 2º lugar do pódio na frente de Francesco Bagnaia, sendo a única não Ducati entre os cinco primeiros classificados na Indonésia.

Depois desta vitória, Jorge Martin aumenta a vantagem na liderança do campeonato, contando agora com mais 21 pontos que Francesco Bagnaia, o campeão em título. O MotoGP do Japão é a próxima prova do calendário, agendada para o próximo dia 6 de outubro.

scroll up