Após 18 anos de corridas, o espanhol Aleix Espargaro alcançou a primeira vitória em MotoGP, depois de 283 corridas disputadas. O piloto deu à Aprilia a primeira vitória desde 2011 em Valência, passando a liderar o campeonato depois de três corridas efetuadas. A luta pela vitória no circuito argentino foi muito dividida entre Aleix Espargaro e Jorge Martin em Ducati, que terminou na 2ª posição, com Alex Rins a levar a Suzuki ao 3º lugar do pódio, que foi totalmente espanhol.
Em três corridas, houve três pódios totalmente diferentes, com nove pilotos a festejarem os primeiros lugares da temporada de MotoGP 2022. Joan Mir em Suzuki foi o 4º classificado, na frente da Ducati de Francesco Bagnaia e da KTM de Brad Binder, colega de equipa de Miguel Oliveira, que hoje não conseguiu melhor que o 13º lugar, depois de ter largado da 16ª posição.
O piloto ACP ocupa agora o 7º lugar do campeonato com 28 pontos, numa classificação que é liderada pelo vencedor de hoje, Aleix Espargaro com 45 pontos, seguido pela KTM de Brad Binder com 38 pontos e por Enea Bastianini (Ducati) e Alex Rins (Suzuki), ambos com 36 pontos. Fabio Quartararo (Yamaha) é o 5º classificado com 35 pontos. A próxima prova é o GP das Américas em Austin, no Texas, no domingo, 10 de abril.