Bagnaia vence em Portimão na abertura da temporada de MotoGP

| Revista ACP

Miguel Oliveira colocado fora de corrida por Marc Márquez quando lutava pela liderança da prova.

MotoGP-Portimao-partida-900

O Autódromo Internacional do Algarve foi a porta de entrada para a época de 2023 do MotoGP. Um público especial no apoio a Miguel Oliveira deu mais entusiasmo à prova portuguesa, com o piloto ACP a corresponder com excelentes indicadores, tanto na qualificação onde obteve o 4º tempo, mas também na nova corrida Sprint onde foi  7º classificado. Mas foi precisamente no arranque da corrida de MotoGP que Miguel Oliveira surpreendeu os três pilotos da frente, chegando a liderar a prova, antevendo-se que o piloto luso iria lutar pelo pódio, ou até pela vitória, na sua estreia com a Aprilia RSV4 da equipa CryptoData RNF MotoGP Team. No entanto, o entusiasmo durou muito pouco tempo, até ao momento em que a Honda de Marc Márquez esbarrou na Aprilia de Miguel Oliveira, colocando o piloto ACP fora de prova.

A manobra do piloto espanhol foi considerada perigosa por parte do Colégio de Comissários do MotoGP e Márquez terá de cumprir uma dupla “Long Lap Penalty” no próximo GP na Argentina a 2 de abril. Já Miguel Oliveira, depois de observado no Centro Médico do AIA, foi considerado apto para competir já na próxima prova. Este acidente marcante colocou os dois pilotos fora de prova e acabou por ser um balde de água fria para o entusiasmo do público que encheu as bancadas do circuito de Portimão. A partir daí, a emoção da corrida centrou-se na luta entre a Ducati de Francesco Bagnaia e a Aprilia de Maverick Viñales, que se destacaram frente ao grupo perseguidor, que contou com três Ducati a disputarem as posições seguintes, mostrando bem a eficiência da marca. O jovem Marco Bezzecchi acabou por conquistar o 3º lugar na frente de Joan Zarco e Alex Márquez e das KTM de Brad Binder e Jack Miller, com Fabio Quartararo a conseguir recuperar até ao 8º lugar aos comandos da Yamaha.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Um início de temporada para esquecer para Miguel Oliveira, que planeava lutar até ao fim pelo melhor resultado possível. Frustração para o piloto, que agora só deseja não ter nenhuma lesão que impeça uma boa prestação na Argentina, já no próximo domingo. A novidade da Corrida Sprint, contribuiu com 3 pontos para Miguel Oliveira, devido ao 7º tempo alcançado. O campeonato é liderado por Francesco Bagnaia com 37 pontos, seguido por Maverick Viñales com 25 e por Marco Bezzecchi com 16 pontos. A Ducati domina entre os construtores com 37 pontos, contra os 25 pontos da Aprilia e os 16 da KTM.

scroll up