A Baja Portalegre 500 é uma das mais importantes provas da Taça do Mundo FIA da especialidade e o ponto alto da temporada do todo terreno nacional.
O evento do Automóvel Club de Portugal, onde também se discutem os campeonatos nacionais de TT e a European Cup SuperFinale promovida pela Yamaha, conta nesta 38ª edição (a realizar entre 17 e 19 de outubro) com 383 equipas inscritas – um número sem paralelo noutras provas – distribuídos pelas categorias de Automóveis (98), Motos (101), SSV (94), Quads (29), Promoção / Hobby (27) e Mini Baja (34). Pilotos que, na noite de quinta-feira (17 de outubro), vão ser saudados por milhares de pessoas na cerimónia de partida, no Jardim do Tarro, no centro de Portalegre.
Lista de inscritos
João Ferreira na luta pelo título mundial
A Baja Portalegre 500 é a quinta ronda da Taça do Mundo FIA de Bajas e a última disputada na Europa. Pontuável para a competição mundial de pilotos, co-pilotos e equipas (em termos absolutos e nas categorias Ultimate, Challenger e SSV), é também a mais importante prova dos campeonatos de Portugal de TT da FPAK e da FMP. Na lista dos automóveis, destaque para João Ferreira e Filipe Palmeiro que estão na luta pelo título mundial de bajas, com o MINI JCW T1+.
Consagrados em estreia nos SSV
As competições sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal também prometem emoção. Martim Ventura lidera a classificação absoluta nas motos (e nas classes TT3 e Júnior), num campeonato onde Bernardo Megre (TT1), António Maio (TT2), Ivan Ferreira (Promoção) e Christophe Lajouanie (Veteranos) levam vantagem nas respetivas categorias.
Estrelas do futuro
A categoria de Mini Baja regista este ano um número recorde de participações, numa prova destinada a jovens pilotos dos 8 aos 16 anos de idade, divididos pelas classes Infantis, Iniciados e Juvenis. Integrada no Campeonato de Mini TT da FMP, esta categoria conta com 34 inscritos.
Sustentabilidade ambiental
A Baja Portalegre 500 implementa um Plano de Sustentabilidade Ambiental, em parceria com a Valnor e com os municípios de Abrantes, Alter do Chão, Chamusca, Crato, Ponte de Sor, Monforte, Nisa, Gavião e Portalegre. O objetivo é mitigar o impacto ambiental da prova a vários níveis.
Mais informações
Podcast com a antevisão da prova
Femelinda Carvalho, presidente do Município de Portalegre e João Mendes Dias, do ACP fazem a antevisão da 38ª edição.