Foi uma vitória segura para o campeão Max Verstappen que dominou no circuito de Yas Marina da primeira à última volta. O piloto da Red Bull alcançou a 35ª vitória da carreira, fechando em pleno mais uma época de sucesso. Mas em Abu Dhabi as atenções recaíram na luta pelo lugar de vice-campeão, com Charles Leclerc e Sérgio Pérez a chegarem à última prova do ano empatados no campeonato de pilotos. E foi essa luta, que durou até às últimas voltas, que aqueceu o ambiente, com o piloto monegasco da Ferrari a conquistar o 2º lugar na corrida e no campeonato, deixando o mexicano da Red Bull no 3º lugar.
Desta vez, e depois da dobradinha alcançada no Brasil, a Mercedes dececionou. Num duelo com o Ferrari de Carlos Sainz, para tentar novo pódio, Lewis Hamilton acabou por abandonar a duas voltas do fim com um problema hidráulico no Mercedes. Enquanto Sainz acaba por alcançar a 4ª posição, o outro Mercedes de George Russel termina a prova no 5º lugar, na frente do McLaren de Lando Norris e do Alpine de Esteban Ocon. Na sua despedida da Fórmula 1, Sébastian Vettel levou o Aston Martin ao 10º lugar, atrás do McLaren de Daniel Ricciardo e do seu colega de equipa Lance Stroll, conquistando assim o último ponto da sua carreira.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Numa temporada dominada por Max Verstappen e pela Red Bull, existiram ligeiras respostas por parte da Ferrari e da Mercedes, com a luta entre a Alpine e a McLaren a dominar o 2º pelotão, com ligeira vantagem para a marca francesa.
Termina em Abu Dhabi o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2022, com Verstappen a revalidar o título com um total de 454 pontos, contra os 308 de Leclerc e os 305 de Pérez. A Red Bull não deu hipótese à concorrência, triunfando com 759 pontos, contra os 554 da Ferrari e os 515 da Mercedes. A Alpine terminou na 4ª posição com 173 pontos, enquanto a McLaren totalizou 159.