O líder do WRC 2022 mostrou-se imparável ao longo das oito especiais disputadas no primeiro dia de prova na Croácia. Kalle Rovanpera venceu seis troços e conta já com 1m04,0 de vantagem para Thierry Neuville que venceu apenas o último troço do dia. No terceiro lugar está outro Hyundai, o de Ott Tanak a 1m23,3 do líder e a 19,3 segundos do seu colega Neuville. Um andamento surpreendente e muito forte por parte de Rovanpera, que é também o único piloto da Toyota bem posicionado, uma vez que Lappi já saiu de estrada e Evans está quase a três minuto de diferença.
Craig Breen é o melhor dos Ford Puma, ocupando o 4º lugar a 1m35,2 do líder, podendo fazer pressão aos Hyundai de Neuville e Tanak durante a etapa de amanhã. É cedo para dizer se Rovanpera poderá ter um rali descansado e a gerir a enorme diferença que conquistou, pois faltam duas etapas e 12 especiais de classificação, e o jovem piloto não tem temperamento para “andamentos de controlo”.
Mais de um minuto de vantagem é uma diferença assombrosa, deixando agora as emoções presas na luta pelos outros lugares do pódio, entre os Hyundai de Neuville e Tanak e o Ford de Breen. Mais longe, a mais de 1 minuto, Oliver Solberg (Hyundai) e Elfyn Evans (Toyota) ocupam a 5ª e 6ª posições, deixando Takamoto Katsuta (Toyota) no 7º lugar já 3m28,0 com Gus Greensmith (Ford) apenas a 11,6 segundos de diferença.
Entre os WRC2, o Citroen C3 Rally2 de Yohan Russel tem dominado os acontecimentos e ocupa o 9º lugar da geral, com o Skoda Fabia Rally2 evo de Nikolay Gryazin na posição seguinte a 36,3 segundos de diferença. Para amanhã estão previstos mais 8 troços ao cronómetro, com o Toyota de Kalle Rovanpera a partir na liderança destacada de um rali onde não era expectável existirem diferenças tão acentuadas entre o primeiro e o segundo classificados, logo no final do primeiro dia de prova.