Elfyn Evans vence WRC na Finlândia e é candidato ao título

| Revista ACP

O piloto da Toyota fez o pleno e vai disputar o título de 2021 com Sébastien Ogier nas duas provas que faltam.

EVANS-cara-final-900

Evans foi o mais eficaz nas especiais da Finlândia e alcança um triunfo que o coloca nos caminhos do título. Ogier foi apenas o 5º classificado e vai agora defender a liderança do WRC nas duas provas finais do campeonato. A Hyundai tentou chegar à vitória e alcançou o 2º lugar com Ott Tanak a 14,1 segundos do vencedor e a 3ª posição com Craig Breen a 42,2 segundos do piloto da Toyota que alcança uma importante vitória. Depois do pódio, o regressado Esapekka Lappi, que deverá ingressar na Toyota na próxima época, obteve a 4ª posição a 58,8 segundos de Evans, seguido pelo campeão do mundo Seb Ogier a distantes 2m54,4, com uma prova que não lhe correu nada bem.

Ogier nem pontos na Power Stage conseguiu, com problemas de potência no motor do Yaris, conquistando apenas os 8 pontos referentes ao 5º lugar da classificação geral. Foi precisamente na última especial do Rali da Finlândia que Elfyn Evans vincou toda a diferença, sedo o mais rápido e conquistando os 5 pontos adicionais, saindo da Finlândia com um pleno. Na Power Stage, Tanak faz o 2º melhor tempo, seguido por Lappi, por Katsuta e por Breen. Devido ao acidente de ontem, Kalle Rovanpera por precaução não participou na derradeira etapa, devido a fortes dores nas costas.

Depois da 5ª posição de Ogier, classificaram-se os Ford Fiesta de Gus Greensmith a 5m02,3 e o de Adrien Fourmaux a 6m22,9, na frente do Volkswagen Polo GTI R5 de Teemu Suninen que venceu na categoria WRC2, com uma vantagem de 15,7 segundos para o Citroen C3 Rally2 de Mads Ostberg. Após o Rali da Finlândia, e quando faltam apenas o Rali de Espanha (14 a 17 de outubro) e o Rali de Monza, o Campeonato do Mundo é liderado por Sébastien Ogier com 190 pontos, seguido por Elfyn Evans com 166. Já fora das contas do título estão Thierry Neuville no 3º lugar com 130 pontos, seguido por Kalle Rovanpera com 129 e por Ott Tanak com 128 pontos, todos separados apenas por um ponto e uma disputa prometida pelo 3º lugar do campeonato, nas duas provas que faltam. Entre os construtores, a Toyota comanda com 441 pontos, seguida pela Hyundai com 380 e pela M-Sport Ford com 172 pontos.

scroll up