Félix da Costa é Campeão do Mundo de Resistência

| Revista ACP

O 3º lugar nas 8 horas do Bahrein foi suficiente para o Português e a equipa garantirem o título.

capa-felix-da-costa

António Félix da Costa sagrou-se ontem Campeão do Mundo de resistência - FIA WEC, na categoria LMP2. Um momento histórico para Félix da Costa e também para o automobilismo Nacional, que tantas vezes tem elevado a nossa bandeira além fronteiras.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O 6º lugar era o suficiente para António Félix da Costa se sagrar campeão, mas a verdade é que a equipa JOTA e os seus três pilotos (Félix da Costa, Stevens e Gonzalez) mostraram uma vez mais todo o seu potencial, alcançando o 5º pódio da temporada. Foram 8 horas de corrida bastante intensas, onde o carro nº 38 da JOTA rodou praticamente sempre no top 6, mas nos momentos finais, com AFC ao volante, o Português conseguiu chegar ao 3º lugar, depois de um último turno de condução fenomenal, com um ritmo muito forte e ultrapassagens no braço. Depois do título Mundial de Fórmula E alcançado em 2021, AFC junta este título Mundial de Resistência ao seu palmarés, mostrando uma vez mais porque é considerado dos melhores.

Um título Mundial deveras especial, que Félix da Costa considerou "inesquecível e muito suado. Trabalhámos muito durante o ano, todos os mecânicos e engenheiros da equipa JOTA e nós pilotos. Demos tudo o que tínhamos dentro da pista mas também fora, na preparação das corridas. É um dia incrível para mim, vencer este ano as 24 horas de Le Mans já tinha sido muito especial e juntar agora o título Mundial é sem dúvida único. É mais um objetivo alcançado, que apenas foi possível conquistar com uma grande equipa técnica por trás e muitos anos de esforço, trabalho, dedicação e resiliência. Estou muito contente e dedico este título a todos os que nunca deixam de me apoiar e acreditar. A caminhada continua, mas para mim este título fica registado para sempre!"

Sobre a corrida em si, AFC considerou uma "corrida de muita concentração, pois sabíamos que não podíamos cometer qualquer erro. Estivemos praticamente sempre no top 6, que nos garantia o título, mas queríamos também fechar a época com um pódio e no meu último turno de condução ataquei e conseguir passar três carros; o Deletraz no carro da Prema, o Habsburg e o Filipe (Albuquerque), Foram três batalhas intensas no braço, com três grandes pilotos, com o Filipe chegamos mesmo a tocar um no outro, mas valeu a pena, queria muito festejar o título Mundial com um pódio"

O vencedor da corrida de ontem no Bahrein foi o carro da equipa WRT, com Robin Frijns, Sean Galael e Rene Rast. No 2º lugar terminou Josh Pierson, Olivier Jarvis e Alexander Lynn, da equipa United. A fechar o pódio, como já referido, terminou o carro nº 38 da equipa JOTA, com António Félix da Costa, Roberto Gonzalez e Will Stevens, que se tornam assim Campeões do Mundo de Resistência, na categoria LMP2, a classe mais competitiva.

O piloto Português tem hoje, ainda no Bahrein, a cerimónia oficial da FIA de entrega de prémios, onde irá oficialmente receber o troféu de Campeão do Mundo, mais um enorme eito alcançado na sua carreira, ele que venceu o Mundial de Fórmula E, em 2021.

Classificação do Mundial LMP2

1. Félix da Costa / Gonzalez / Stevens -137 pontos

2. Frijns / Galael - 116 pontos

3. Pierson / Jarvis - 113 pontos

4. Habsburg / Nato / Andrade - 96 pontos

5. Colombo / Deletraz / Kubica - 94 pontos

scroll up