Félix da Costa esteve a um passo do pódio na vitória de Evans

| Revista ACP

Em Jakarta a Fórmula E estreou-se na Indonésia e o piloto português da DS terminou a prova no 4º lugar.

A

António Félix da Costa esteve sempre em destaque na 9ª ronda do Campeonato do Mundo de Fórmula E de 2022. Discutiu a “pole” com o seu colega de equipa Jean-Éric Vergne, averbou o melhor tempo absoluto das sessões de qualificação e durante toda a corrida lutou por um lugar no pódio. A DS Techeetah esteve em evidência com os seus dois pilotos que ocuparam a primeira linha da grelha de partida. Com muito calor a afetar as baterias dos monolugares elétricos e a resistência física dos pilotos, a vitória sorriu a Mitch Evans em Jaguar, já na parte final da prova, numa fantástica ultrapassagem ao DS de Vergne que liderava a corrida. O último lugar do pódio acabou por ser ocupado por Edoardo Mortara num Venturi.

A 4ª posição de António Félix da Costa acaba por ser positiva em termos de pontos para o campeonato, embora pudesse ter corrido muito melhor: "hoje é daqueles dias que tínhamos todas as condições para ter lutado pela vitória. Fiz o melhor tempo absoluto nas sessões de qualificação e apenas perdi a pole porque optámos por utilizar pneus usados no duelo final. Na corrida estivemos bem na fase inicial, mas na segunda parte da corrida não conseguimos acompanhar os três primeiros. Senti alguns problemas de tração, provavelmente associados à elevada degradação de pneus traseiros. É algo que vamos analisar internamente em detalhe para garantir que não se repete, até porque a próxima prova é em Marraquexe e prevemos igualmente temperaturas elevadas. Pelo andamento que tive na qualificação, claro que aceito este 4º lugar, mas sinto que tínhamos capacidade para mais", disse o piloto português.

Atrás de Félix da Costa classificou-se o Mercedes de Stoffel Vandoorne, o líder do campeonato, seguido pelo Andretti de Jake Dennis. Depois do E-Prix da Indonésia, Vandoorne comanda o campeonato com 121 pontos, seguido por Jean-Éric Vergne com 116, por Edoardo Mortara com 114 e por Mitch Evans com 109 pontos, os únicos quatro pilotos que podem lutar pelo título de 2022. António Félix da Costa ocupa a 10ª posição com 54 pontos. A próxima prova disputa-se em Marrocos, no circuito citadino de Marrakesh no dia 2 de julho.

scroll up