Lewis Hamilton venceu uma corrida das arábias

| Revista ACP

Verstappen e Hamilton partem empatados para a última prova no Abu Dhabi. Um GP de F1 incrível na estreia da Arábia Saudita.

Hamilton-2-A

Lewis Hamilton alcançou a sua 103ª vitória numa corrida com três partidas e demasiadas situações para gerir ao longo de um circuito que se estreou no circo da Fórmula 1. Duas situações de bandeira vermelha criaram líderes novos, mas tanto Hamilton como Verstappen geraram emoções até à bandeira de xadrez. Uma luta direta entre os dois candidatos ao título de 2021, que causou diversos casos para análise e até motivou 5 segundos de penalização a Verstappen, que mesmo assim, terminou no 2º lugar à frente de Valtteri Bottas que nos últimos metros ganhou o 3º lugar a Esteban Ocon em Alpine.

O acidente de Mick Schumacher provocou a primeira paragem à 9ª volta da corrida e, mais tarde, os despistes de Masepin e Perez motivaram outra paragem. Muita estratégia, escolha de pneus, relançaram uma corrida de loucos, que contou com três líderes distintos. Para além de Hamilton e Verstappen, também Ocon passou pelo comando, embora por pouco tempo. Depois de uma verdadeira corrida das arábias, o campeonato de pilotos está empatado, com Max Verstappen e Lewis Hamilton a totalizarem 369,5 pontos, com o piloto da Red Bull em 1º lugar, porque conquistou 9 vitórias, enquanto o campeão do mundo somou 8 vitórias com a Mercedes.

Lewis Hamilton voltou a fazer um pleno, conquistando a Pole Position, a volta mais rápida e a vitória final. Uma atuação que, ao longo de mais de duas horas, devido às interrupções, deixou o piloto britânico completamente esgotado, tal como ficaram os quatro primeiros classificados, que ficaram sempre sujeitos a altas pressões durante a prova. Num GP incrível, com emoções ao rubro, ficou provado que a Fórmula 1 continua a gerar momentos fantásticos, como ficou provado ao longo desta temporada.

Depois de um pódio que voltou a contar com a Hamilton, Verstappen e Bottas, foi Esteban Ocon que levou o Alpine à 4ª posição, na frente do McLaren de Daniel Ricciardo e do Alpha Tauri de Pierre Gasly. Os Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz, terminaram na 7ª e 8ª posições, na frente de António Giovanazzi em Alfa Romeo e de Lando Norris em McLaren. Desde 1974 que não existia um empate antes da última prova do ano, numa altura em que Emerson Fittipaldi e Clay Regazoni disputaram o título, com o piloto brasileiro a alcançar o triunfo. Agora, tudo se irá decidir em Abu Dhabi, a última corrida do ano.

Verstappen e Hamilton somam 369,5 pontos e Bottas é o 3º classificado com 218, na frente de Perez com 190 e de Leclerc com 158. Entre os construtores, também está tudo em aberto. A Mercedes soma 587,5 pontos e a Red Bull 559,5 pontos, enquanto a Ferrari é a 3ª classificada com 307,5 pontos. Tudo para decidir no GP do Abu Dhabi já no próximo domingo.

scroll up