O Rali do México, uma das provas mais duras do WRC, contou com um recital de tática por parte de Sébastien Ogier que, conquistou a 7ª vitória na prova mexicana. Apesar do controlo, Ogier levou o Toyota à vitória com apenas 27,5 segundos de vantagem para o Hyundai de Thierry Neuville e 27,9 segundos para o seu colega de equipa Elfyn Evans, que perde o 2º lugar no derradeiro troço da prova.
Para além de uma vitória clara, Ogier vence ainda a Power Stage, batendo Tanak, Neuville e Rovanpera. A Toyota falha a dobradinha no México nos últimos metros da prova e a Hyundai sobe ao 2º lugar com Neuville, despois de ter chegado a comandar com Esapekka Lappi até à sua desistência.
Ott Tanak foi o primeiro líder do rali, mas um problema no turbo do Ford Puma atirou o piloto estónio para o fundo da classificação. Na luta pelos lugares da frente, o campeão Kalle Rovanpera bem tentou, mas desta vez a veterania e a experiência de Ogier foram suficientes para marcar a diferença, até porque a posição de Rovanpera na estrada não favoreceu o finlandês durante o primeiro dia. O campeão em título termina na 4ª posição a 1m55,3 do vencedor, mas deixa Dani Sordo no 5º posto a mais de um minuto de diferença.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Na categoria WRC2 o domínio da Skoda foi total, com Gus Greensmith a estrear-se na categoria com uma vitória clara aos comandos do Fabia evo Rally2, frente a Emil Lindholm e Oliver Solberg em carros idênticos, levando assim a marca checa a conquistar os três primeiros luagres. Se a M-Sport Ford teve um rali para esquecer, Ott Tanak consegue apesar de tudo recuperar até à 9ª posição, o que é muito pouco tendo em conta as aspirações do piloto.
A Toyota volta a levar o maior número de pontos de uma prova do WRC, conquistando o 1º lugar com Ogier, o 3º com Evans e o 4º com Rovanpera, enquanto a Hyundai agarrou a 2ª posição com Neuville e o 5º lugar com Dani Sordo. Entre os construtores a marca nipónica está na frente depois de três provas disputadas totalizando 127 pontos, contra os 100 pontos da Hyundai e os 73 da M-Sport Ford.
No campeonato de pilotos, Sébastien Ogier está na frente com 56 pontos, seguido de perto por Thierry Neuville com 53 e por Kalle Rovanpera com 52 pontos. Seguem-se Ott Tanak com 47 e Elfyn Evans com 44 pontos. A próxima prova será o Rali da Croácia entre 20 e 23 de abril, prova que antecede o Vodafone Rally de Portugal.