Max Verstappen é o novo campeão do mundo de Fórmula 1

| Revista ACP

Num final de corrida atribulado, Verstappen ultrapassa Hamilton nos últimos metros e vence no Abu Dhabi.

Verstappen-1-900

No circuito de Yas Marina assistiu-se a um final de corrida impróprio para cardíacos. Max Verstappen aos 24 anos conquista o título de pilotos, precisamente na última volta da corrida. Lewis Hamilton parecia ter a prova controlada, mas a entrada do Safety Car em pista a 5 voltas do fim, devido a despiste de Nicholas Latifi, proporcionou a Verstappen, com pneus novos, ultrapassar Hamilton e chegar ao 1º título da carreira.

Este ano, o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 foi magnífico em termos de emoções, e só foi decidido no Abu Dhabi, a última prova de 2021. O duelo entre Verstappen e Hamilton foi uma constante ao longo da época, com Hamilton a interromper um domínio que irá eternizar o piloto britânico. Já entre os construtores, a Mercedes continua campeã, depois de vencer outro duelo constante com a Red Bull.

Sérgio Perez, que contribuiu bastante para o título do seu colega da Red Bull, acabou por desistir a duas voltas do fim, depois de ter rodado durante muito tempo na terceira posição. Já Valtteri Bottas, terminou o GP do Abu Dhabi no 6º lugar, contribuindo para o título da Mercedes. Nota alta também para Carlos Sainz que termina a prova no 3º lugar, no último pódio de 2021, atrás de Verstappen e de Hamilton, conquistando assim, o 5º lugar do campeonato. A Alpha Tauri acabou por ter um bom final de temporada, conquistando a 4ª posição com Yuki Tsunoda e o 5º lugar com Pierre Gasly. Depois do 6º lugar de Bottas, classificaram-se Lando Norris em McLaren e Fernando Alonso em Alpine.

Depois de uma época absolutamente cativante, Max Verstappen conquista o título de campeão do mundo de Fórmula 1 com 395,5 pontos, Lewis Hamilton ficou a 8 pontos de diferença com 387,5 pontos, enquanto Valtteri Bottas foi 3º classificado com 226 pontos, seguido por Sérgio Perez com 190 e por Carlos Sainz com 164,5 pontos. No campeonato de construtores triunfou a Mercedes com 613,5 pontos, seguida pela Red Bull com 585,5 pontos e pela Ferrari com 323,5.

Terminou assim uma época emocionante, com Verstappen a vencer na última corrida e na derradeira volta, conquistando o 1º título da carreira, contra os sete títulos alcançados por Hamilton. Para 2022 vão chegar os novos Fórmula 1, seguramente com emoções diferentes, para além das inúmeras diferenças técnicas, e novos duelos entre Verstappen e Hamilton, mas também com portas abertas a muitos outros candidatos.

Minutos depois do final do GP de Abu Dhabi, a Mercedes apresentou à FIA um protesto contra a classificação final, o que significa que os resultados finais estão suspensos, até decisão final do colégio.

scroll up