Nas ruas do principado só deu Verstappen que nunca deixou a liderança da prova, depois de ter alcançado a Pole Position. Desta vez Alonso subiu ao 2º lugar, conquistando mais um pódio esta temporada, sendo, no entanto, incapaz de incomodar o campeão. A gestão de pneus foi vital e nem a chuva a fechar a prova monegasca impediu o domínio total de Max, que deu à Red Bull mais um triunfo e conquistou a sua 39ª vitória. Esteban Ocon surpreendeu e aguentou todas as pressões, levando o Alpine a um saboroso 3º lugar, dando aos responsáveis pela equipa francesa razões para acreditar na restante temporada, juntando ao sucesso de Ocon a 7ª posição de Pierre Gasly.
Num traçado difícil para efetuar ultrapassagens, a Mercedes alcançou a 4ª posição com Lewis Hamilton, que foi o autor da volta mais rápida, e o 5º lugar com George Russel, que bateu os Ferrari de Charles Leclerc, 6º classificado a correr em casa, e de Carlos Sainz, o 8º atrás do Alpine de Gasly. A Mercedes conquista assim importantes pontos para o campeonato de construtores, estando agora apenas a um ponto da Aston Martin, uma vez que a Red Bull está intocável no comando, apesar de Sérgio Pérez não ter pontuado no Mónaco, devido a ter partido do último lugar da grelha, na sequência do acidente sofrido na qualificação.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Max Verstappen está imparável ao fim de seis Grandes Prémios disputados, correndo para a revalidação do título, mais rápido do que se esperava, devido à falta de afirmação da Mercedes, que já parece despertar, e da Ferrari que continua sem acertar os carros de Sainz e Leclerc. Apenas Fernando Alonso e a Aston Martin conseguem criar algumas emoções, com o piloto espanhol a chegar no Mónaco a um 2º lugar, depois de ter colecionado últimos lugares do pódio, faltando apenas um triunfo nesta temporada.
Max Verstappen é o comandante do campeonato totalizando 144 pontos, na frente do seu colega de equipa Sérgio Pérez que soma 105, apesar de não ter pontuado este domingo. No 3º lugar está Fernando Alonso com 93 pontos, seguido por Lewis Hamilton com 69 e por George Russel com 50 pontos. Carlos Sainz tem apenas 48 pontos e Charles Leclerc 42. No campeonato de construtores a Red Bull está imperial comandando com 249 pontos, mais do dobro da Aston Martin que ocupa a 2ª posição com 120 pontos, na frente da Mercedes com 119 e da Ferrari com 90 pontos. O próximo GP de Fórmula 1 está agendado para Barcelona já no próximo dia 4 de junho.