Suzuka foi o palco perfeito para Verstappen regressar ao habitual domínio que tem demonstrado esta temporada. Uma vitória inequívoca onde só oscilou durante a primeira volta. Para além de ser sempre o mais rápido em pista, Max contribuiu para que a Red Bull chegasse ao 6º título de construtores, demonstrando a superioridade de um carro que se tem mostrado imbatível. Para este êxito da Red Bull nem foi necessária a contribuição de Sérgio Pérez que abandonou demasiado cedo. O pódio do Japão ficou completo com a presença de dois McLaren, com a marca a alcançar o melhor resultado com Lando Norris na 2ª posição e Óscar Piastri no 3º posto.
Se a presença de dois McLaren no pódio pode ser considerada surpresa, a Ferrari esteve abaixo do que se esperava, depois da vitória de Carlos Sainz em Singapura. Desta vez foi Charles Leclerc que terminou às portas do pódio na frente de Lewis Hamilton que terminou no 5º lugar. Neste duelo entre Ferrari e Mercedes, também Carlos Sainz bateu George Russel ao conquistar o 6º lugar. Fernando Alonso não foi além da 8ª posição, na frente dos dois Alpine de Ocon e Gasly.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O GP de Fórmula 1 do Japão deu à Red Bull o 6º título de construtores e o 2º consecutivo, enquanto Verstappen poderá revalidar o título de pilotos já a 8 de outubro no Qatar. Max chegou aos 400 pontos, enquanto Perez continua no 2º lugar com 223, na frente de Lewis Hamilton que totaliza 190, enquanto Fernando Alonso tem 174 pontos e Carlos Sainz 150 pontos. Quando faltam seis GP para o final da época, o domínio claro da Red Bull e de Max Verstappen tem sido uma realidade, com Mercedes e Ferrari muito longe dos seus objetivos. A Red Bull soma 623 pontos, contra os 305 da Mercedes e os 285 da Ferrari.