Muitas lutas pela liderança do Rali da Sardenha com os seis primeiros classificados separados por apenas 30,8 segundos. Desta vez a Toyota conta apenas com o carro do líder Esapekka Lappi no lote dos primeiros classificados, onde a M-Sport Ford está a surpreender. As duas últimas especiais de hoje do Rali de Itália foram canceladas, devido a acidente no penúltimo troço e a dificuldades de ligação para a derradeira especial do dia.
Lappi que venceu duas das sete especiais disputadas, coloca o Toyota GR Yaris Rally1 na liderança, mas apenas com 0,7 segundos de vantagem para Ott Tanak em Hyundai i20 N Rally1. A M-Sport Ford está na luta pela liderança, com dois Puma Rally1 separados apenas por 4 décimas de segundo. Pierre-Louis Loubet é 3º classificado a 15,1 segundos de Lappi, seguido pelo seu colega de equipa Craig Breen a 15,5 segundos do líder. Muito perto destas contendas está o Hyundai de Dani Sordo a 16,1 segundos da liderança e apenas a um segundo do 3º lugar. E se não podia haver maior emoção na luta pelo pódio, também o terceiro Ford de Adrien Fourmaux ocupa o 6º lugar a 30,8 segundos de Esapekka Lappi.
Desta vez a sorte não esteve com Elfyn Evans que foi obrigado a abandonar neste primeiro dia de prova, e os ritmos de Takamoto katsuta e Kalle Rovanpera estão abaixo do habitual, devido a problemas ao longo da etapa. O japonês da Toyota está na 7ª posição a 1m05,5 de Lappi e o líder do WRC, Kalle Rovanpera é 8º a 1m13,1. Já mais longe surge o Hyundai de Thierry Neuville no 9º lugar a 2m07,2 da liderança e a cerca de um minuto dos dois jovens da Toyota. Entre os WRC2 a liderança é de Andreas Mikkelsen em Skoda Fabia Rally2 evo, seguido por Nikolay Gryazin, também em Skoda a 15,8 segundos de diferença. Para amanhã estão previstos mais 8 troços ao cronómetro, com luta acesa entre os seis primeiros classificados.