Foto: Facebook/Rui Marques
Diretor de corrida da Fórmula 2 e Fórmula 3 há já dois anos, Rui Marques acaba de ser “promovido” para a categoria rainha, a Fórmula 1, passando a estar responsável por supervisionar a prova e gerir os incidentes da mesma.
Num comunicado a FIA anunciou que o português vai assumir o lugar até agora ocupado por Niels Wittich, que renunciou ao lugar para “perseguir novas oportunidades”.
Rui Marques começa a desempenhar as novas funções já na próxima prova, o GP de Las Vegas que se vai disputar na famosa cidade norte-americana entre 21 e 23 de novembro.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
No seu currículo o novo diretor de corrida da Fórmula 1 tem cargos como o de diretor adjunto das 24 Horas de Le Mans e do WTCC. Primeiro português a assumir o cargo a tempo inteiro, Rui Marques não será o primeiro português a desempenhá-lo.
Recorde-se que em 2022 o seu compatriota Eduardo Feitas assumiu este cargo a meias com Niels Wittich, que depois em 2023 passou a desempenhá-lo sozinho.
Na altura a decisão da FIA de ter dois diretores de corrida deveu-se ao escândalo provocado pela decisão do antigo diretor de corrida Michael Masi que no GP Abu Dhabi em 2021 acabou por impedir Lewis Hamilton de conquistar o seu oitavo título mundial.