A primeira vitória WRC da carreira de Sébatien Ogier foi conquistada no Vodafone Rally de Portugal em 2010 com um Citroen C4. O piloto francês, natural de Gap na região dos Altos Alpes, completa 37 anos no próximo dia 17 de dezembro e é considerado um dos pilotos mais completos da atualidade. A sua primeira prova no WRC foi o Rally do México em 2008, estreando-se a vencer dois anos depois em Portugal, quando cumpria a segunda época completa no WRC, pela Citroen Junior Team. Seguiram-se mais 4 vitórias em Portugal, entre 49 triunfos em provas do WRC, 84 pódios e 589 vitórias em troços cronometrados.
Sébastien Ogier foi sempre acompanhado por Julien Ingrassia um navegador que eficaz e que lhe transmitre a confiança necessária para alcançar tantos sucessos. À velocidade e consistência que sempre o caracterizaram, junta-se agora uma experiência e frieza que o tornam um piloto importante para qualquer marca. Foi a Volkswagen Motorsport que o foi buscar à Citroen para tripular o Polo R WRC e com ele conquistar 4 títulos consecutivos entre 2013 e 2016. Com o fim da equipa, Ogier entrou para a M-Sport Ford e com o Fiesta WRC conquistou mais dois título mundiais em 2017 e 2018. Apenas em 2019 o francês viria a perder o título para Ott Tanak, recuperando-o agora ao volante de um Toyota Yaris WRC.
Foi em 2005 que Ogier fez o seu primeiro rali com um Peugeot 206, acabando por vencer a Peugeot 206 Cup em 2007. Depois, na Citroen entre 2008 e 2011, Ogier foi rotulado como uma das maiores promessas dos ralis mundiais, sendo apontado como o sucessor de Sébastien Loeb, outro piloto da escola francesa de ralis, que conquistou 9 títulos mundiais consecutivos. Depois do seu 7º título mundial, conquistado recentemente após vitória no Rally de Monza, Ogier já garantiu que vai continuar no WRC por mais uma temporada.