Ott Tanak controla WRC na Sardenha

| Revista ACP

Deliberadamente ao ataque, o piloto da Hyundai vence seis dos oito troços do dia e comanda com um minuto de avanço.

TANAK-Sardenha-2-900

Hoje foi o dia de Ott Tanak que não deu qualquer tipo de hipóteses à concorrência. O piloto estónio da Hyundai parece caminhar para a vitória no Rali de Itália, contando já com 1m01 de avanço para o Ford Puma Rally1 de Pierre-Louis Loubet. A M-Sport Ford tem estado em bom plano na Sardenha, com outro Puma de Craig Breen a ocupar a 3ª posição a 1m27,9 de Tanak.

Seis vitórias em oito troços é demonstrativo do domínio de Ott Tanak durante este segundo dia de prova. Resposta positiva do líder do WRC 2022, Kalle Rovanpera, que levou o Toyota Yaris Rally1 ao triunfo no último troço, colocando-se agora no 4º lugar a 1m52,4 do líder, na frente do seu colega de equipa Takamoto Katsuta que ocupa a 5ª posição, mas já a 3m21,5 do comandante.

Estas mexidas na classificação foram possíveis devido aos azares de Thierry Neuville que capotou, Esapekka Lappi e Adrien Fourmaux, que bateram na etapa de hoje e também de Dani Sordo que viu o motor do Hyundai parar depois de uma passagem de uma ribeira. Na categoria WRC2, o então líder Andreas Mikkelsen também parou, estando agora Nikolay Gryazin em Skoda Fabia Rally2 evo a comandar a categoria, com 44,9 segundos de vantagem para o Citroen C3 Rally2 de Jan Solans e um minuto em relação ao Skoda Fabia de Chris Ingram.

Para amanhã estão agendados mais quatro troços cronometrados, onde segundo tudo indica, Ott Tanak irá caminhar para uma vitória hoje anunciada na Sardenha. Em relação ao pódio, os Ford Puma Rally1 de Loubet e Breen, atualmente 2º e 3º classificados, terão de se defender dos previsíveis ataques do Toyota de Kalle Rovanpera, que pretende não perder muitos pontos como líder destacado do WRC 2022.

scroll up