A correr em casa, o líder do campeonato fez tudo para vencer, mas encontrou pela frente um Hyundai eficaz, mas essencialmente um piloto determinado em voltar às vitórias. Ott Tanak e Kalle Rovanpera dominaram em quase todas as especiais finlandesas, com sete vitórias cada um em 21 troços disputados. No 3º lugar outro Toyota, o de Esapekka Lappi já a 1m20,7 de Tanak e vencedor de quatro troços.
Elfyn Evans terminou no 4º lugar a 1m37,6 seguido por Thierry Neuville a 2m18,0 e por Takamoto Katsuta a 3m09,0 com uma vitória em troços para cada um, Gus Greensmith acabou por ser o melhor Ford em prova, terminando o Rali da Finlândia no 7º lugar a 3m57,0 do vencedor.
Nos troços das especiais finlandesas, Ott Tanak acabou por dar uma lição de condução e mostrar que, afinal, o Hyundai N i20 Rally1 pode ser competitivo. O piloto estónio teve, no entanto, de resistir aos ataques constantes de Rovanpera que nos dois últimos dias de prova, tudo fez para chegar ao triunfo, alcançando inclusivamente mais uma vitória em Power Stage e os cinco pontos extra.
<
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
p>Se o duelo entre Tanak e Rovanpera acabou por ser empolgante e durou até ao último troço, a Toyota continua a somar pontos, alcançando os três lugares seguintes ao vencedor, enquanto a Hyundai sai revitalizada com o triunfo de Tanak, mas vê também um pouco eficaz Thierry Neuville a terminar num modesto 5º lugar e vencer apenas a Super Especial de abertura.
Apesar do 2º lugar na Finlândia, o fenómeno Rovanpera aumenta mesmo a sua vantagem no comando do campeonato, que é agora de 94 pontos em relação a Tanak e 95 para Neuville. Na categoria WRC2, que não contou com a presença de Andreas Mikkelsen, a vitória foi para o Hyundai i20 N Rally2 de Teemu Suninen que bateu o Skoda Fabia Rally2 evo de Emil Lindholm por apenas 7,7 segundos. Na Finlândia a Hyundai triunfa nas duas principais categorias, sempre com duelos muito apertados e até ao final da prova.
A próxima prova do WRC 2022 será o Rali de Ypres na Bélgica entre 18 e 21 de agosto, com Kalle Rovanpera calmo no comando do campeonato com 198 pontos. Ott Tanak é agora 2º classificado com 104 pontos e Thierry Neuville desceu para 3º com 103 pontos. Seguem-se Elfyn Evans com 94 e Takamoto Katsuta com 81 pontos. Nos construtores a Toyota continua a dominar com um total de 339 pontos, a Hyundai soma 251 e a M-Sport Ford 174 pontos.