O Concelho de Tondela e a sua sede, uma bonita cidade, abrange a famosa região de Dão Lafões, rica pela produção de vinhos e carne de bovino. A envolver esta produtiva região está a Serra do Caramulo, com as suas belas paisagens.
A região mantém uma forte atividade agrícola, sobretudo na área vitivinícola, e na Região Demarcada do Vinho do Dão, famoso no país e internacionalmente.
Como muitos outros concelhos, Tondela e a sua região foram ocupados desde a pré-história, como prova o inúmero património que se pode encontrar.
O Concelho de Tondela é constituído por freguesias que, outrora, pertenceram ao antigo concelho de Besteiros, a que foram sendo acrescentados, com o tempo e as reformas administrativas, coutos da zona da Serra do Caramulo, como S. João do Monte e Guardão. Também do lado de Viseu e não só, algumas freguesias passaram para Tondela, referido em documentos dos séc. X, XI e XII. Neles esta região era chamada de Terra de Balistaris, designação que tem origem em balista ou besta, usada pelos besteiros na Idade Média.