ACP-BP

Pub

Peugeot revela arma para Dakar 2017

| Revista ACP

Ainda mais melhorado o 3008 DKR substitui o bem sucedido 2008, na próxima edição do mítico Rali Dakar.

Depois do sucesso granjeado no Dakar deste ano, com Stéphane Peterhansel a conquistar a 12ª vitória na mais dura prova de Todo Terreno do mundo, e com Cyril Despres a assinar o primeiro triunfo em quatro rodas no Rali Rota da Seda, em julho passado, com o 2008 DKR, o Team Peugeot Total revela agora o seu substituto: o 3008 DKR.

Tendo por base o novo SUV da marca gaulesa que será apresentado no Salão Internacional de Paris, no mês que vem, o 3008 DKR é o resultado de oito meses de trabalho intenso em Velizy, França.

“O 3008 simboliza o passo seguinte,” salienta o diretor desportivo Bruno Famin. “O objetivo com este carro é acabar com os pontos fracos do carro atual e torná-lo mais forte mantendo, ao mesmo tempo, os pontos fortes e melhorá-los ainda mais.” Uma meta que continuará a ter por base a filosofia de duas rodas motrizes da Peugeot e, é claro, em concordância com as novidades introduzidas no regulamento.

Muito desse trabalho de aprimoramento do carro foi levado a cabo a pensar na fiabilidade, com melhorias na componente mecânica e também no que respeita à eletrónica, nomeadamente a gestão do motor. Outro ponto que o construtor francês terá melhorado bastante diz respeito à prestação, com V6 diesel bi-turbo de 3 litros a dispor agora da potência e binário a regimes mais baixos.

Muito também foi o trabalho de teste e desenvolvimento de suspensão levado a cabo ao longo dos 15 dias do Rali Rota da Seda e que resultou em aprimoramentos dos amortecedores e da geometria da suspensão.

Ao mesmo tempo, e na sequência do que aconteceu na prova asiática ainda com o 2008 DKR, o novo 3008 DKR vai contar com ar condicionado. Opção de série em todos os carros de estrada, o ar condicionado tem sido sempre visto como um luxo ao qual pilotos e carros de competição não se podem dar. Contudo, com 12 horas passadas no habitáculo sob temperaturas que podem ir além dos 60º C, o ar condicionado é mais uma necessidade que outra coisa qualquer. E a verdade é que a sua utilização deverá ajudar os pilotos a competirem a um nível ainda mais elevado tirando mais partido do carro.

scroll up