Na sua 14ª edição, o Rally de Portugal Histórico deste ano promete voltar a exigir grande mestria dos mais de 80 participantes inscritos ao longo de cerca de 2.000 km de prova distribuídos por cinco dias.
Como é habitual, os Jardins do Casino Estoril voltam a ser ponto de partida da prova do Automóvel Club de Portugal, desta feita a 8 de outubro, com o pelotão de clássicos construídos entre os anos de 1945 a 1985 a rumar à Figueira da Foz, onde ficam em Parque Fechado durante a noite na Avenida Marginal.
Contudo, antes disso, a novidade desta edição de 2019, o regresso ao Kartódromo de Fátima onde tem lugar a primeira Prova de Regularidade por Sectores (PRS). Um tipo de classificativa onde a regularidade e a velocidade se associam para darem a origem a momentos de grande animação e emoção.
O segundo dia de competição leva a prova a Viseu, com a incontornável passagem por Arganil e a rampa de Montalto.
Outro ponto de passagem obrigatório da prova tem lugar na quinta-feira, com a Rampa dos Remédios, em Lamego. Para fechar, e à semelhança de outros anos, mais uma visita ao sempre esgotado Kartódromo dos Milagres, em Leiria, para mais uma PRS, e depois a apoteose da noite de Sintra.
Tal como no ano passado, a prova volta a terminar no Circuito Estoril, no dia 12, inserida no programa do Estoril Classic, onde os participantes darão um ar da sua graça na reta da meta.