A vitória na prova foi de Bruno Magalhães em Hyundai i20 N Rally2, mas o título acabou por sorrir à dupla algarvia Ricardo Teodósio e José Teixeira em Skoda Fabia Rally2 Evo, os segundos classificados numa prova que foi imprópria para cardíacos e que começou logo com a desistência de Armindo Araújo nos primeiros quilómetros do rali. Apesar do abandono prematuro do líder do campeonato, foi necessário esperar até à Power Stage (última especial da prova), para se encontrar o campeão nacional de 2021. Feitas as contas, e juntando os pontos do 2º lugar da prova à vitória na Power Stage que contribuiu com três pontos extra, Ricardo Teodósio é o novo campeão de Portugal de Ralis totalizando 156 pontos, contra 155 pontos de Armindo Araújo.
Em Mortágua as emoções começaram a ser servidas muito cedo, quando Armindo Araújo se despistou logo nos primeiros quilómetros do troço inaugural, sendo obrigado a abandonar o Rally de Mortágua. O piloto ACP teve de esperar até ao final da prova, pois Ricardo Teodósio, o seu único opositor, tinha de ser pelo menos 2º classificado no rali e 2º na Power Stage. Teodósio alcançou mesmo a 2ª posição à geral e venceu a Power Stage, acabando por festejar o título de 2021 por apenas um ponto de diferença. José Pedro Fontes em Citroen C3 Rally2 foi o primeiro líder da prova ao vencer a segunda especial de classificação, mas viria a abandonar logo no troço seguinte com problemas no alternador do carro. A partir daí, foi Bruno Magalhães em Hyundai a assumir até final o comando do rali. A luta centrou-se então na disputa pelo 2º lugar, posição necessária a Ricardo Teodósio para poder ser campeão. Com alguns problemas ao nível da transmissão do Skoda nos primeiros três troços, Teodósio teve de esperar pela parte final da prova para alcançar o resultado necessário e ultrapassar Miguel Correia e Pedro Meireles.
Em Mortágua, o pódio ficou completo com Bruno Magalhães no 1º lugar, seguido por Ricardo Teodósio a 27,9 segundos e por Miguel Correia na 3ª posição a 34,8 segundos. A 4ª posição foi para o Volkswagen Polo GTI R5 de Pedro Meireles a 42,1 segundos e o 5º lugar para o Ford Fiesta Rally3 de Daniel Nunes já a 3m53,7 do vencedor, com Diogo Salvi na posição seguinte, a apenas quatro segundos de diferença. Entre os concorrentes de duas rodas motrizes, o triunfo coube a Carlos Fernandes em Peugeot 208 Rally4.