O Rallye de Monte Carlo conta com 8 especiais disputadas e o grande foco está na luta entre Loeb e Ogier. Um dia que ficou marcado pela agradável surpresa dos novos Ford Puma Rally1, que conseguiram 5 vitórias em especiais, 4 com Loeb e uma com Gus Greensmith, que se estreou a vencer um troço do WRC. As outras 3 vitórias foram para o campeão do mundo Ogier, que está a discutir a liderança com o seu compatriota Loeb, separado por 9.9 segundos, o que indica que a batalha nos Alpes franceses vai ter mesmo sotaque francês. No 3º lugar e com uma posição tática está o Toyota Yaris Rally1 de Elfyn Evans, a 22.0 segundos do líder e apenas a 12 segundos do seu colega de equipa Ogier.
Se os indicadores dos Ford Puma híbridos foram excelentes, a equipa M-Sport também se pode queixar da parte negativa do dia, com o violento acidente do Puma de Adrien Fourmaux, apesar de piloto e navegador terem saído ilesos da aparatosa ocorrência. O carro ficou totalmente destruído. Depois de um pódio com um Ford e dois Toyota, vem o primeiro Hyundai i20 N Rally1 de Thierry Neuville, que ocupa a 4ª posição já a 47,8 de Loeb. O 5º lugar é de Ott Tanak, tmbém em Hyundai, a 56,7 segundos do comandante do Rallye de Monte Carlo. Os Ford Puma de Craig Breen e Gus Greensmith ocupam a 6ª e 7ª posições, respetivamente a 59,2 segundos e 1m08,4 do líder Sébastien Loeb. Em relação aos WRC2 (Rally2), o Citroen C3 de Stéphane Lefebvre comanda apenas com 1,4 segundos de vantagem para o Skoda Fabia Rally2 evo de Andreas Mikkelsen. Para amanhã estão previstos mais cinco troços, com o gelo a ser o principal adversário dos concorrentes.