Verstappen vence em Barcelona e passa a liderar campeonato

| Revista ACP

Dobradinha da Red Bull com Sérgio Pérez em 2º no apoio ao campeão do mundo. George Russel levou o Mercedes ao pódio.

Verstappen-Barcelona-2022-900

Max Verstappen venceu o GP de Fórmula 1 de Espanha e com este resultado salta para a liderança do campeonato. Mas o triunfo esteve longe de ser fácil. Desta vez tudo correu mal à Ferrari, com Charles Leclerc a abandonar com problemas no motor, numa altura em que se esperava por uma vitória do piloto monegasco. Se o melhor que a Ferrari fez foi conquistar a 4ª posição com Carlos Sainz, a Mercedes parece ter renascido em Barcelona. Com um excelente comportamento, George Russel subiu ao 3º lugar do pódio, tendo inclusivamente passado pela liderança da corrida. Lewis Hamilton assinou uma prova muito positiva e depois de ter caído para o último lugar acabou por conquistar a 5ª posição.

Estratégia de corrida perfeita para a Red Bull que alcança uma inesperada dobradinha, quando se contava com o domínio da Ferrari. Primeira falha mecânica para o carro de Leclerc, mau arranque para Sainz e um toque em Pérez, comprometeram um bom resultado para a Ferrari. Se o motor  de Leclerc perdeu potência e o obrigou a desistir, o campeão do mundo Max Verstappen também contou com um imprescindível apoio do seu colega da Red Bull, Sérgio Pérez que terminou na 2ª posição, contribuindo para o sucesso do campeão em Barcelona.

A alta temperatura do circuito da Catalunha poderá ter contribuído para o insucesso de Leclerc e também para que Hamilton não segurasse o 4º lugar perante Sainz já na parte final da corrida. De qualquer forma, ficaram indicadores positivos para Hamilton e essencialmente para a Mercedes que conquista o 3º lugar com George Russel e a 5ª posição com Lewis Hamilton no GP de Espanha. Depois do competitivo lote dos cinco primeiros, de destacar a 6ª posição do Alfa Romeo de Valtteri Bottas, que chegou inclusivamente a ocupar posições de pódio durante a corrida. Boa prova também para a Alpine que conquistou a 7ª posição com Ocon e o 9º lugar com Fernando Alonso. O 8º classificado foi o McLaren de Lando Norris e Tsunoda fechou o lote dos dez primeiros aos comandos do Alpha Tauri.

Depois do GP de Espenha, Max Verstappen é o novo comandante do campeonato com 110 pontos, seguido por Charles Leclerc com 104. O 3º lugar é de Sérgio Perez com 85, seguido por George Russel com 74, Carlos Sainz com 65 e Lewis Hamilton com 46 pontos. A próxima prova é no Mónaco já a 29 de maio.

scroll up