Vitória de Mitch Evans na estreia da Fórmula E no Brasil

| Revista ACP

António Félix da Costa saiu de 2º e chegou a liderar a corrida em São Paulo, que viu três motores Jaguar encher o pódio.

A

As doses de emoção vão aumentando na parte final das corridas de Fórmula E. O circuito citadino da cidade de São Paulo assistiu a uma corrida positiva por parte do piloto português, que até poderia ter tido um melhor desfecho, se Félix da Costa não tivesse falhado uma travagem quando seguia em 3º lugar à 25ª volta. Ficaram, no entanto, excelentes indicadores por parte do piloto luso da Porsche, que depois recuperou até ao 4º lugar, mas sem hipótese de chegar ao pódio.

Em destaque esteve a Jaguar que contou com dois carros no pódio, com a vitória de Mitch Evans e o 3º lugar de Sam Bird. Na 2ª posição terminou mais um carro com unidade motriz Jaguar, o Envision de Nick Cassidy. O campeonato de Fórmula E visitou pela primeira vez o Brasil e Félix da Costa quase corria em casa tal o apoio do público. O piloto português arrancou na qualificação um excelente 2º lugar, tendo sido apenas batido pelo DS de Stoffel Vandoorne. O ritmo da corrida brasileira foi, no entanto, alterado com duas entradas em pista do “Pace Car” que condensou a caravana, colocando Nick Cassidy (Envision) e Mitch Evans (Jaguar) na frente do Porsche de Félix da Costa.

Quando ocupava o 3º lugar, um erro de travagem chegou mesmo a imobilizar o Porsche durante décimas de segundo e o piloto português caiu para a 7ª posição, recuperando mesmo assim o 4º lugar final, ficando a um degrau do pódio. "Hoje foi um dia que me deixa com um sabor ligeiramente amargo. A verdade é que me senti muito rápido neste circuito e tinha bem definida a estratégia de atacar a vitória nas voltas finais, mas infelizmente quando estávamos a entrar na fase decisiva da corrida, cometi um ligeiro erro na travagem da curva 1 e acabei por perder várias posições. Ainda recuperei até ao 4º lugar, mas fico com um sentimento de que perdi uma boa chance de vencer ou pelo menos terminar no pódio. Enfim, os erros fazem parte das corridas e hoje cometi um pequeno, mas que me custou a vitória. Aprender, melhorar e avançar para a próxima em Berlim! De qualquer forma amealhámos doze pontos, mostrámos bom andamento tanto em qualificação como em corrida e seguimos fortes na luta pelos primeiros lugares do campeonato." , afirmou António Félix da Costa.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Depois de seis corridas realizadas o campeonato é comandado por Pascal Wehrlein, companheiro de Félix da Costa na Porsche, que totaliza 86 pontos. Depois há quatro pilotos praticamente seguidos. Jake Dennis é o 2º com 62 pontos, Nick Cassidy o 3º com 61 e Jean-Eric Vergne o 4º com 60, seguido por António Félix da Costa com 58 pontos, na frente de Sam Bird com 44. A Porsche comanda entre os construtores somando 144 pontos, na frente da Envision com 103, da Jaguar com 83 e da DS com 82 pontos. As próximas corridas de Fórmula E estão agendadas para Berlim a 22 e 23 de abril.

scroll up