Vitória de Neuville no WRC da Grécia com pódio todo Hyundai

| Revista ACP

Primeira vitória para o piloto belga em 2022 e primeira tripla da história para a Hyundai.

thierry-neuville-7-FINAL-900

A Hyundai apostou tudo em Thierry Neuville para vencer na Acrópole e o piloto cumpriu, chegando à primeira vitória da temporada, ao bater o seu colega de equipa, Ott Tanak por 15,0 segundos. Tanak parece não ter gostado do 2º lugar depois de ter conseguido duas recentes vitórias no WRC, acabando por vencer hoje a Power Stage, com um andamento fabuloso. A Hyundai conquista assim três vitórias consecutivas em 2022, com as duas anteriores para Tanak, e agora para Neuville. Como se não fosse suficiente a dobradinha, a Hyundai conquistou ainda a 3ª posição na Grécia com Dani Sordo que ficou a 1m49,7 do vencedor.

Na 10ª prova da temporada, a M-Sport Ford começou por dominar no primeiro dia com Sébastien Loeb e Pierre-Louis Loubet, mas a dureza da prova grega acabaria por deixar mazelas irrecuperáveis no Puma de Loeb e atrasar Loubet que, no entanto, terminou na 4ª posição a 3m42,2 de Neuville, sendo o melhor piloto Ford no rali, e com Craig Breen a chegar ao 5º lugar a distantes 4m09,0 do vencedor.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Se a Hyundai dominou a prova grega do WRC com os i20 N Rally1 e a M-Sport Ford mostrou a potencialidade que os Puma Rally1 podem ter, já a Toyota esteve sempre longe de bons resultados, com Takamoto Katsuta a ser o melhor entre os GR Yaris Rally1 num modesto 6º lugar a 6m21,1 da frente. Kalle Rovanpera obtém o 2º melhor tempo na Power Stage e conquista assim os únicos 4 pontos possíveis, com Evans e Lappi a sofrerem inúmeros problemas nas duras especiais da Grécia, quando chegaram a ocupar posições de destaque.

Na categoria WRC2, o campeão Andreas Mikkelsen bateu logo na Super Especial e hipotecou um bom resultado. Mas foi a Skoda que viria a vencer e a dominar o rali nesta categoria, com a vitória de Emil Lindholm com 36,1 segundos de vantagem frente a outro Skoda Fabia Rally2, tripulado por Nikolay Gryazin.

Depois da Grécia, o campeonato continua com Kalle Rovanpera destacado no comando com 207 pontos, com Ott Tanak no 2º lugar a somar 154, na frente de Thieryy Neuville que totaliza 131 pontos. Elfyn Evans é 4º classificado com 116 pontos, seguido por Takamoto Katsuta com 100 pontos. Entre os construtores a Toyota continua na frente com 404 pontos, a Hyundai soma 341 e a M-Sport Ford 214. A próxima prova do WRC 2022 é o Rali da Nova Zelândia entre 29 de setembro e 2 de outubro.

scroll up