Ott Tanak acabou por ser o “abominável homem das neves” na 2ª prova do WRC 2023 disputada nos troços gelados da Suécia. A imensa neve dominou a atuação dos pilotos, onde Ott Tanak e Craig Breen acabaram por ser os grandes protagonistas. O campeão do mundo Kalle Rovanpera não conseguiu subir ao pódio acabando por terminar a prova no 4º lugar a 25,1 segundos de Tanak e apenas a 5,1 segundos do 3º lugar que acabou por ser ocupado pelo Hyundai de Thierry Neuville. Sem Toyota no pódio, acabou por ser a Hyundai a colocar dois i20 N Rally 1, atrás do Ford Puma Rally1 do grande vencedor Ott Tanak que estragou a festa ao fantástico regresso de Craig Breen que chegou a ser o líder da prova sueca entre a 5ª e a 13ª classificativa.
Ott Tanak acabou por controlar a prova de uma forma inteligente, obrigando Breen a uma pressão constante naquele que foi um regresso em pleno ao WRC, faltando apenas a vitória, que lhe fugiu por apenas 18,7 segundos. O piloto irlandês de 33 anos, que irá efetuar o campeonato português com a Hyundai Portugal em 2023, lutou sempre com Tanak pelo triunfo na prova nórdica, demonstrando que o Hyundai está praticamente no ponto para enfrentar os desafios do presente campeonato. A precisar de pontos para o campeonato, o belga Thierry Neuville terminou no 3º lugar a 20 segundos exatos de Tanak e apenas a 1,3 segundos do seu colega de equipa.
A Toyota não se deu bem com a imensa neve sueca e o melhor que conseguiu fazer foi alcançar o 4º lugar da geral com o campeão Kalle Rovanpera a 25,1 segundos do vencedor e a 5ª posição de Elfyn Evans, mas já a distantes 1m24s de Tanak. A M-Sport Ford volta a vencer no WRC, cerca de um ano depois de ter triunfado no Monte Carlo de 2022 com Sébastien Loeb, o que lança dados positivos para o presente campeonato. Ott Tanak promete muito, depois de ter alcançado a sua 18ª vitória para o WRC. A equipa de Malcom Wilson averbou ainda o 6º lugar com o Puma de Pierre-Louis Loubet, na frente do sempre espetacular Esapekka Lappi que se debateu com onúmeros problemas no Hyundai i20.
Na categoria WRC2 o domínio foi sempre da Skoda, que levou o Fabia RS Rally2 de Oliver Solberg à vitória, com folgados 42,3 segundos de vantagem para o Volkswagen Polo GTI RS de Ole Veiby, deixando mais dois Skoda de Sami Pajari e NiKolay Gryazin nas posições seguintes. Numa prova marcada pela neve, Tanak parece ter encontrado o ponto ideal do Ford Puma e a Hyundai respondeu sempre bem com Breen, Neuville e até Lappi que foi o mais rápido na Power Stage, seguido por Evans, Tanak, Rovanpera e Breen. A Toyota desta vez não entrou no pódio, apenas com Kalle Rovanpera a vencer seis especiais e a conquistar o 4º lugar da geral.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Depois da vitória no Rali da Suécia, Ott Tanak passa a liderar o Campeonato do Mundo de Ralis com 41 pontos, seguido pelo campeão Kalle Rovanpera com 38 pontos e por Thierry Neuville com 32. Entre os construtores a liderança é da Toyota com 80 pontos, com a Hyndai no 2º lugar a totalizar 66 e a M-Sport Ford com 51 pontos. A próxima prova será em terra, o Rali do México a disputar entre 15 e 19 de março.