Ao serviço da NASA desde 1984, as Astrovans usadas para transportar os astronautas até às plataformas de lançamento dos foguetões têm no novo veículo produzido pela Canoo o muito aguardado sucessor.
Criados pela Canoo em colaboração com a NASA, estes novos veículos 100% elétricos foram desenvolvidos especificamente para serem CTVs (Crew Transportation Vehicles ou Veículos de Transporte de Tripulação) e serão usados nas missões Artemis que visam levar o Homem de volta à Lua.
Para cumprirem na perfeição as suas funções, os CTVs foram desenvolvidos com base em indicações específicas fornecidas pela NASA, com especial atenção para o espaço a bordo. Afinal de contas, os astronautas viajarão a bordo destes veículos já com os fatos espaciais vestidos.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A premissa da habitabilidade parece ter sido cumprida na totalidade, com a Canoo a anunciar que cada CTV terá capacidade para transportar quatro astronautas, membros das equipas de apoio e ainda equipamento até às plataformas de lançamento.
A colaboração entre a NASA e a Canoo também se estendeu à componente estética destes veículos. Desta forma, a Agência Espacial norte-americana ajudou a escolher a decoração interior e exterior, as cores usadas e até o desenho das jantes.
Segundo Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento da missão Artemis, “a colaboração entre a Canoo e a NASA concentrou-se na segurança e no conforto das tripulações no caminho para a plataforma antes de sua jornada até à Lua”.
Já Tony Aquila, o diretor executivo da Canoo, não esconde o orgulho nesta parceria: “estamos entusiasmados por fazer parte das missões Artemis e por entregar os primeiros veículos de transporte de tripulação 100% elétricos (…) é um dia de muito orgulho para a Canoo e todos os nossos parceiros que trabalharam tanto para garantir que desempenhávamos a nossa parte”.
Apesar da sua importância em toda a missão, estes três veículos vão percorrer distâncias muito curtas: apenas nove milhas (cerca de 15 km), de cada vez que transportarem os astronautas até à plataforma de lançamento.