ID.X Performance antecipa o Volkswagen mais potente de sempre

| Revista ACP

O ID.X Performance mostra como poderá ser o futuro dos elétricos desportivos da Volkswagen.

Volkswagen-IDX-Performance-1

Realizado nas margens do Lago Maggiore, o ID. Treffen é um evento destinado aos proprietários e fãs dos modelos da «família ID» da Volkswagen. Talvez por isso, foi o palco escolhido pela marca alemã revelar o Volkswagen ID.X Performance.

Inspirado no novo ID.7, o ID.X Performance é o segundo protótipo de um modelo elétrico de carácter mais desportivo revelado pela Volkswagen em relativamente pouco tempo. Recorde-se que no Salão de Munique a marca deu a conhecer o ID. GTI Concept.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

No campo da estética dificilmente alguém confunde o ID.X Performance com o ID.7 que lhe serve de base. Para começar, o protótipo agora revelado conta com uma pintura bicolor cinzenta e preta.

Além disto conta na dianteira com um vistoso spoiler enquanto na traseira são a asa e o difusor que captam as atenções. Já visto de perfil o protótipo da Volkswagen destaca-se pelas saias laterais, alargamentos das cavas das rodas e pelas jantes douradas de 20’’.

Por fim, para completar a transformação do executivo ID.7 num modelo de carácter mais desportivo a Volkswagen rebaixou a suspensão em 60 mm através do recurso a molas mais rígidas e aumentou o ângulo de convergência das rodas. Tudo isto ao mesmo tempo.

Como seria de esperar, o ID.X Performance conta também com novidades no campo da mecânica, apresentando-se como o “Volkswagen mais potente de sempre”. Para tal recorre a dois motores — um por eixo — que lhe conferem 558 cv (411 kW) de potência.

Com tração integral e um sistema VDM (Vehicle Dynamics Manager) que ajuda a gerir a distribuição do binário, a função de boost adicional e o diferencial autoblocante traseiro, o ID.X Performance ainda não viu reveladas as suas prestações nem a capacidade da bateria que o alimenta, sabendo-se apenas que pode ser carregada com potências de até 200 kW.

Para já, a Volkswagen não revelou se vai produzir o ID.X Performance, mas tendo em conta que tanto o ID.4 como o ID.5 já contam com versões GTX não seria surpreendente se este protótipo estivesse na base do futuro ID.7 GTX.

scroll up