Ter um veículo elétrico implica saber planear uma viagem, sobretudo de grandes distâncias. Portanto, importa conhecer os diferentes tipos de postos de carregamento de elétricos na rede pública da Mobi.E.
Para os utilizar, pode aderir a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), obtendo assim um cartão de acesso a todos os postos. Depois, é só seguir caminho, “atestando” o veículo sempre que necessitar durante a viagem. Tem dúvidas sobre como carregar um elétrico? Explicamos tudo de seguida.
Que postos de carregamento de elétricos existem?
Existem diferentes tipos de postos de carregamento de elétricos a que pode recorrer para alimentar a bateria do seu veículo:
Posto de carregamento normal (PCN): transfere eletricidade para os veículos com uma potência igual ou inferior a 22 kWh;
Posto de carregamento rápido (PCR): a transferência de eletricidade tem uma potência até 50 kWh;
Posto de carregamento super rápido (PCSR): a transferência de eletricidade tem uma potência entre 50 kWh e 150 kWh
Postos de carregamento ultra-rápidos (PCUR): transfere eletricidade para os veículos com uma potência acima dos 150 kWh;
Carregamento em casa: é o mais eficiente para os que dispõem desta opção, pois não há taxas associadas, pagando apenas o consumo. Pode ser feito através de uma tomada doméstica de 220V (designada Schuko), que deve ser tecnicamente validada, de modo que não ponha em risco a segurança durante o carregamento. Outra solução para os carregamentos domésticos (e a mais rápida) é por meio de uma wallbox.