O GR Yaris nasceu da experiência da Toyota no Mundial de Ralis (WRC), tal como nos anos 90 surgiram lendas como as várias versões do Celica GT-Four. Estes modelos de homologação eram desenvolvidos para que as marcas pudessem competir ao mais alto nível, e o GR Yaris segue exatamente essa filosofia.
No exterior, a nova geração apresenta mudanças subtis, mas eficazes. A grelha dianteira foi ampliada para melhorar a refrigeração, os faróis ganharam um novo desenho e a traseira recebeu um difusor redesenhado para maior estabilidade aerodinâmica. Mantém a carroçaria musculada e compacta que o tornou num verdadeiro ícone.
Por dentro, as novidades são mais evidentes. O painel de instrumentos agora é totalmente digital, com 12,3 polegadas, e a consola central foi redesenhada para melhorar a ergonomia. A posição de condução também foi ajustada para uma experiência mais envolvente. Apesar das melhorias, o GR Yaris continua a ser um carro compacto, o espaço não é o seu ponto forte, mas o ambiente desportivo está mais presente do que nunca.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Debaixo do capô, o já impressionante motor 1.6 turbo de três cilindros recebeu um aumento de potência, alcançando os 280 cv. Além da tradicional caixa manual de seis velocidades, agora existe a opção de uma caixa automática de oito relações, pensada para mudanças mais rápidas e eficientes.
O novo Toyota GR Yaris mantém-se fiel à sua essência, um carro feito para os verdadeiros entusiastas. A exclusividade tem um preço e em Portugal começa nos 61 mil euros. Parece ser um pouco elevado para um Yaris, no entanto para quem procura um verdadeiro carro de rally para a estrada, dificilmente haverá uma alternativa melhor no mercado.