Originalmente revelado na China, o Smart #3 está agora a chegar à Europa, dando-se a conhecer ao público do Velho Continente no Salão de Munique.
Com um formato de "SUV-Coupé", o Smart #3 apresenta linhas mais aerodinâmicas e desportivas do que o #1 com o qual partilha a plataforma SEA da Geely. Ao mesmo tempo, principalmente quando visto de traseira, a sua assinatura luminosa não deixa de trazer à memória as propostas 100% elétricas da… Mercedes-Benz.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Apesar de partilhar a plataforma com o #1, o #3 é consideravelmente maior que o seu «irmão mais novo»: mede 4,44 m de comprimento, 1,8 m de largura e apresenta uma distância entre eixos de 2,785 m, números que fazem do #3 o maior Smart de sempre.
Ao nível das motorizações o Smart #3 apresenta-se, tal como o #1, com uma versão de entrada com apenas um motor elétrico de 272 cv (200 kW) e e uma versão mais desportiva com “assinatura” Brabus que conta com dois motores elétricos (um por eixo), tração integral e 428 cv (315 kW) de potência máxima, um valor que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7s.
Por enquanto a Smart ainda não revelou se o #3 vai recorrer à mesma bateria com 66 kWh de capacidade usada pelo #1, mas já revelou que o seu novo modelo vai estar disponível em quatro versões — Pro+, Premium, Brabus e na edição limitada comemorativa do 25.º aniversário da Smart — e as respetivas autonomias.
Na versão de entrada, a Pro+, o Smart #3 percorre 435 km entre carregamentos; nas variantes Premium e 25.º aniversário oferece 455 km de autonomia e na Brabus oferece até 415 km, valores superiores em 15 km aos anunciados para o #1.
Apesar de chegar ao mercado alemão ainda antes do final do ano, o Smart #3 só chega a Portugal no início de 2024. Para já os seus preços ainda não foram revelados.