Foi apresentado hoje um dos modelos mais esperados do ano. O Tonale é o responsável pelo futuro e modernização da marca, introduz bastantes novidades, mas não esquece as origens que distinguem os Alfa Romeo. O seu design relembra o irmão mais velho, Stelvio, e ficou bastante fiel ao protótipo apresentado em 2019. Mede 4,53 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,6 metros de altura, possui uma linha inspirada no Giulia GT (GT line) que liga a frente com a traseira e o torna este SUV compacto bastante desportivo.
Os faróis dianteiros, três de cada lado, contam com tecnologia Full LED Matrix e inspiram-se nos do SZ Zagato e do concept Proteo. Os três módulos criam uma linha dianteira única que lhe atribui bastante personalidade. Servem de luzes diurnas, indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade “Welcome and Goodbye” (ativada sempre que o condutor liga ou desliga o automóvel). Na traseira as luzes assumem a mesma identidade e envolvem totalmente a traseira do SUV. O óculo traseiro é inspirado no 8C Competizione, tal como o design das jantes com o estilo “disco de telefone” da Alfa Romeo.
O interior também não esquece o legado da Alfa Romeo no mundo do desporto automóvel, sendo o condutor o foco de toda a atenção. Os materiais utilizados são de elevada qualidade e possuem bons acabamentos. Está mais tecnológico e vem equipado de série com um sistema de infoentretenimento totalmente novo com um ecrã digital de 12.3 polegadas para o painel de instrumentos e uma unidade tátil de 10.25 polegadas. Com um total de 22.5 polegadas este serve de centro do sistema de infoentretenimento de nova geração. O modelo possui condução autónoma de nível dois, sistemas avançados de assistência ao condutor e bastante segurança e conforto.
Relativamente às opções de performance existem dois níveis de eletrificação, Hybrid e Hybrid Plug-in. O Tonale estreia o motor Hybrid VGT (Variable-Geometry Turbo) de 160 cv, um exclusivo da Alfa Romeo. Recorre a um turbocompressor de geometria variável, bem como a uma transmissão de dupla embraiagem TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo. O motor elétrico "P2" de 48 volts com 15 kW de potência e 55 Nm de binário, consegue propulsionar as rodas mesmo quando o motor a gasolina de 1,5 litros é desligado. A transmissão permite o arranque a propulsão em modo elétrico a baixa velocidade, durante as manobras de estacionamento e a velocidade de cruzeiro. No lançamento, a versão Hybrid de 130 cv também estará disponível, novamente acoplada com a transmissão TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo e o motor elétrico "P2" de 48 volts.
O melhor desempenho é garantido pela exclusiva versão Plug-in Hybrid Q4 de 275 cv, capaz de uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 6,2 segundos e de uma autonomia em modo puramente elétrico de até 80 km, no ciclo urbano (mais de 60 km no ciclo combinado), os melhores valores do segmento. Proposta de série com o propulsor Plug-in Hybrid, a tração Q4 assegura um nível inigualável de segurança e de prazer de condução. Para completar a gama de propulsores, vai estar disponível o novo motor Diesel de 1,6 litros e 130 cv, com 320 Nm de binário, acoplado à transmissão automática de dupla embraiagem TCT da Alfa Romeo de 6 velocidades e com tração às rodas dianteiras.
O Alfa Romeo Tonale pode ser encomendado já a partir de abril mas só deverá chegar em junho a Portugal.