Depois do Valkyrie, a Aston Martin continua a transformação da sua gama com a revelação do muito aguardado Valhalla.
Com um visual moderno, o Valhalla confirma a recente aposta da Aston Martin nos modelos de motor central traseiro. O primeiro tinha sido o Valkyrie que quebrou uma longa tradição de propostas com motor dianteiro e tração traseira.
É também o primeiro híbrido plug-in da casa de Gaydon, apresentando números verdadeiramente impressionantes.
Equipado com um V8 biturbo a gasolina da AMG com 4.0 l e 828 cv, o Valhalla conta ainda com três motores elétricos (dois na dianteira e um atrás, integrado na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e oito relações).
Estes três motores debitam 251 cv e permitem ao novo desportivo da Aston Martin anunciar uma potência máxima combinada de 1079 cv e 1100 Nm de binário.
Apesar de não revelar a capacidade da bateria do Valhalla, a Aston Martin afirma que este é capaz de percorrer até 14 km em modo 100% elétrico a velocidades de até 140 km/h.
Já na hora de explorar as suas potencialidades, as prestações refletem a elevada potência: os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 2,5s e a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 350 km/h.
Assente numa monocoque em fibra de carbono, o Aston Martin Valhalla apresenta um peso a seco de 1655 kg e conta com uma suspensão que adota várias soluções usadas na Fórmula 1.
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Ainda a pensar no desempenho dinâmico, o desportivo britânico conta com um evoluído sistema de vetorização de binário bem como um sistema de aerodinâmica ativa.
Limitado a 999 unidades, o Aston Martin Valhalla deverá começar a sair da linha de produção no segundo trimestre de 2025, estando as entregas previstas para o segundo semestre. Os preços continuam por revelar.