ACP-BP

Pub

Aygo X é o Toyota mais barato do mercado

| Revista ACP

Uma aposta forte no segmento dos citadinos visto que se apresenta como um crossover compacto e prático.

@video=OqVIeh3vnPY

Cresceu 23 centímetros relativamente ao seu antecessor e acusa agora três metros e setenta de comprimento. A plataforma utilizada é a GA-B, a mesma que a do Yaris, que foi especialmente encurtada para acolher o novo modelo. O espaço dentro do habitáculo foi pensado até ao último detalhe e conseguiram um aumento significativo face à primeira geração.

Sendo um crossover a posição de condução é elevada mas o volante é regulável em altura o que permite uma variedade enorme de ajustes a cada condutor. A visibilidade foi melhorada, os vidros estão maiores e o pilar A está mais estreito o que torna as deslocações em cidade mais seguras.

Independentemente da versão a motorização é sempre a mesma 1.0 litros a gasolina de três cilindros que produz 72 cavalos. Ainda que seja exclusivamente a combustão os seus consumos são inferiores aos concorrentes já eletrificados. A tração é feita apenas nas rodas da frente e podemos ainda escolher entre uma caixa de velocidades manual de cinco relações ou uma automática CVT.

Apesar de pertencer ao segmento A o novo Aygo tem uma bagageira de 231 litros, mais 60 litros que a geração anterior. Sendo um carro citadino o mais habitual é circular apenas com o condutor e nessa situação, se rebatermos os bancos traseiros ficamos com mais de 800 litros de capacidade.

Está mais tecnológico, recebeu um ecrã digital para a consola central que pode variar entre sete ou nove polegadas onde podemos emparelhar o smartphone, seja Android ou Apple. Pouco comum no segmento são ainda alguns extras como o carregamento por indução ou questões como a segurança que não foi posta de lado. O Aygo X está equipado com o Toyota Safety Sense 2.5, que preenche uma série vasta de equipamentos de condução como o sistema de pré-colisão, o detetor de faixa de rodagem, cruise control com radar dinâmico e leitura de sinais de transito.

Chega a Portugal no final de abril e inicio de maio, e os preços deste novo modelo começam nos 16 490 euros, o modelo de caixa automática CVT começa nos 17 370 euros, sendo que o mais caro é mesmo a versão de lançamento limitada por 20 780 euros.

scroll up