A gama do BMW Série 5 continua a crescer e depois de o termos conhecido há uns meses no formato berlina o executivo alemão acaba de ganhar outro formato de carroçaria: a carrinha.
Face à anterior geração, a nova Série 5 Touring cresceu em todos os sentidos: é 97 mm mais comprida, 32 mm mais larga, 17 mm mais alta e ganhou 20 mm de distância entre eixos.
Designada Touring, esta versão surge associada a motores a combustão, mas também em versões com motor elétrico, adequadamente designadas i5.
Tal como acontece na berlina, também na carrinha as diferenças visuais entre as versões a combustão e elétricas são escassas. Assim, no exterior o novo modelo da BMW destaca-se pelos faróis LED, jantes de 18 a 21’’ e, claro está, pela grelha “duplo rim” que pode, em opção, ser iluminada.
Já a bordo dos novos BMW Série 5 e i5 Touring o ambiente é familiar, sendo em tudo idêntico ao que encontramos na berlina. Desta forma o maior destaque acaba por ser o BMW Curved Display que consiste em dois ecrãs: um com 12,3’’ que cumpre as funções de painel de instrumentos e outro com 14,9’’ para o sistema de infoentretenimento.
Este último alberga a versão 8.5 do sistema operativo da BMW e além de ser compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay permite até o streaming de vídeos. Por fim, a bagageira oferece 570 litros de capacidade tanto nas versões a combustão como elétricas.
Por falar nas variantes elétricas, o BMW i5 Touring apresenta-se em duas versões: eDrive40 e M60 xDrive. Ambas recorrem a uma bateria com 81,2 kWh de capacidade e podem ser recarregadas num carregador AC (corrente alternada) com potências de entre 11 e 22 kW e num carregador rápido DC (corrente contínua) com até 205 kW de potência.
No BMW i5 eDrive40 Touring contamos com um motor elétrico traseiro com 340 cv e 430 Nm que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,1s e percorrer até 560 km entre carregamentos.
Já quem quiser mais potência poderá optar pelo i5 M60 xDrive Touring que conta com dois motores elétricos (um por eixo) que debitam 601 cv e 820 Nm, números que lhe permitem acelerar até aos 100 km/h em 3,9s e alcançar os 230 km/h de velocidade máxima. Nesta versão a autonomia é de 506 km.
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Quanto às versões com motor a combustão, para já a oferta Diesel consiste num motor de 2.0 l e quatro cilindros com 197 cv e 400 Nm de binário que podem ser enviados às rodas traseiras ou às quatro rodas através do sistema de tração integral xDrive. A este surge sempre associada uma caixa automática de oito relações e um sistema mild-hybrid de 48V.
Para mais tarde está prevista a chegada não só a chegada de versões Diesel mais potentes como de motorizações a gasolina associadas a um sistema híbrido plug-in.
Por enquanto a BMW ainda não revelou os preços ou a data de lançamento dos novos Série 5 e i5 Touring no mercado português.