Depois de o termos visto em primeira mão em Paris, o Citroën ë-C3 foi oficialmente revelado em Portugal num evento no qual o ACP marcou presença e em que a marca deu a conhecer os preços do seu novo modelo 100% elétrico.
Com chegada aos concessionários prevista para junho, o ë-C3 apresenta-se com uma bateria LFP, uma estreia no Grupo Stellantis. Com 44 Kwh de capacidade, esta oferece até 320 km de autonomia. Tão ou mais importante, bastam 26 minutos para a recarregar dos 20 aos 80% num posto rápido com 100 kW de potência.
Esta bateria alimenta um novo motor elétrico com 113 cv (83 kW), que permite ao novo modelo da Citroën alcançar os 135 km/h de velocidade máxima e os 100 km/h em 11s.
Com uma gama particularmente simplificada, o Citroën ë-C3 conta apenas com duas versões: You e Max. A primeira custa 23 300 euros, mas abdica de equipamentos como o ecrã central de 10’’ ou os vidros elétricos traseiros.
Já a variante Max está disponível por 27 800 euros e conta com uma extensa lista de equipamento onde se destacam o tejadilho bi-tom, jantes de liga leve de 17’’, ecrã central com 10’’, câmara traseira, vidros posteriores elétricos, ar-condicionado automático, bancos Citroën Advanced Comfort ou o carregador wireless para smartphone.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ainda este ano o utilitário gaulês também vai receber versões com motor a combustão. A Citroën mantém o secretismo acerca do preço destas, mas já revelou o motor que as vai animar: o 1.2 Puretech nas variantes de 75 e 100 cv, sendo que na mais potente pode também ser associado a um sistema mild-hybrid.
Porém, as novidades na gama do novo Citroën ë-C3 não se esgotam em 2024. Para o próximo ano está já prometida uma versão elétrica ainda mais acessível. Com apenas 200 km de autonomia, estará disponível a partir de 19 990 euros.